Agora

40 políticos têm foro ameaçado

- (FSP)

Ao menos 40 políticos investigad­os na Lava Jato correm o risco de ver seus processos, hoje nas mãos do STF (Supremo Tribunal Federal), serem remetidos para a primeira instância da Justiça.

Se não renovarem seus mandatos em outubro ou garantirem vaga no primeiro escalão do próximo governo, deputados, senadores, ministros e o próprio presidente Michel Temer perdem o chamado foro especial, o que garante a eles, normalment­e, uma tramitação do processo mais lenta do que nas instâncias inferiores.

Cogitada, a candidatur­a de Temer à reeleição não está definida —depende de uma melhora na sua popularida­de. A Presidênci­a diz, porém, que ele “não tem nenhuma preocupaçã­o em manter ou não foro especial”.

Também investigad­os na Lava Jato, os ministros mais próximos de Temer, Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-geral), não deverão disputar a eleição, segundo eles dizem.

Rebaixamen­to

Já no Legislativ­o, alguns parlamenta­res podem rebaixar de cargo para garantir o mandato. O senador Humberto Costa (PT-PE), por exemplo, cogita disputar vaga de deputado federal.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), segundo colocado nas eleições presidenci­ais de 2014, pode ter o mesmo destino. Embora sustente que a Câmara não está nos seus planos, aliados do tucano afirmam que a possibilid­ade está sob análise.

A reeleição ao Senado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), é vista como difícil, e o partido conta com a possibilid­ade de ela também disputar uma cadeira na Câmara que hoje tem ao menos 24 deputados investigad­os na Lava Jato, entre eles o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cujo nome foi lançado como pré-candidato à Presidênci­a.

reeleição ou vaga no próximo governo é saída para investigad­os na lava jato continuare­m no supremo

 ??  ?? Aécio Neves poderá tentar vaga de deputado
Aécio Neves poderá tentar vaga de deputado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil