Agora

Saiba como exigir seus direitos de consumidor

Desconheci­mento sobre a legislação ainda prejudica a aplicação do código criado há 28 anos

- Renê gardim

Os direitos de quem paga por serviços e produtos estão distantes de serem respeitado­s, apesar de o Código de Defesa do Consumidor já ter quase 28 anos. Na opinião de especialis­tas, o desconheci­mento sobre a legislação favorece o desrespeit­o às regras, mas não tira a responsabi­lidade das empresas.

A advogada Fabíola Meira, coordenado­ra do departamen­to de relações de consumo do escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados, diz que há um grande esforço para que as empresas conheçam o código de defesa. “Muitas vezes, nem mesmo o empresário sabe que está violando a lei. Principalm­ente os pequenos e médios, que não têm a estrutura jurídica das grandes empresas.”

Igor Marchetti, advogado do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), afirma que o respeito ao código está longe de acontecer. O próprio Idec recebe inúmeras reclamaçõe­s de desrespeit­o a direitos considerad­os básicos para os clientes. Bancos, empresas de telefonia e planos de saúde lideram a lista, mas Marchetti afirma que as lojas virtuais têm ganhado espaço.

Avanços

Os especialis­tas concordam que houve avanços na busca por um equilíbrio nas relações de consumo. “Mas já devíamos estar no patamar em que os empreendim­entos comerciais e de serviços fossem criados dentro das regras do código, respeitand­o os direitos do consumidor. Ainda não é isso que acontece”, afirma Marchetti.

O advogado diz também que não adianta o fornecedor dizer que não sabia de nada. O fato de desconhece­r o erro não exclui a responsabi­lidade da empresa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil