Agora

Investir em certificad­os agrícolas exige cuidados com as empresas

- Maria Cristina Frias

“Minha gerente sugeriu uma aplicação que se chama CRA. Isso vale a pena? Ela disse que sim, e que muita gente está investindo nela. Qual sua opinião? Posso tirar o dinheiro se eu precisar? Vou precisar sacar daqui a três anos”, escreve a leitora S.P.

A gerente do banco se refere a um Certificad­o de Recebíveis Agrícolas. Para saber se ele é uma boa aplicação ou não, precisa ver o que oferece, pois isso varia muito de empresa para empresa, e prestar muita atenção ao risco que vem embutindo.

É preciso saber se a companhia que está emitindo esse papel, é uma boa empresa, segura. Além disso, precisará se inteirar de para que ela está tomando esse dinheiro emprestado do mercado, do qual você também fará parte se aceitar as condições e investir.

Se possível, tente aplicar em um papel que tenha vencimento parecido ao das suas necessidad­es. Assim, se vai sacar em três anos, busque investir em um CRA que vença em 2021. Esses títulos se tornaram populares porque eles têm boa rentabilid­ade e, sobre eles, não há cobrança de Imposto de Renda.

Com relação ao rendimento, em geral, oferecem uma taxa fixa mais a variação da inflação medida pelo IPCA.

Os valores mínimos de aplicação caíram, mas ainda são altos para uma grande parcela da população. Já chegaram a ser acessíveis apenas a investidor­es qualificad­os (com cerca de R$ 1 milhão em aplicações). Os CRAS são títulos de emissão de companhias securitiza­doras e não têm garantia de até R$ 250 mil do FGC, como é o caso das LCI e LCA. Não se esqueça de comparar a aplicação que o banco está sugerindo ao que você ganharia no Tesouro Direto. É uma boa forma de verificar se a remuneraçã­o será boa. Compare o que oferecem com uma aplicação parecida, como um Tesouro (Direto) IPCA, com prazo semelhante ao do CRA.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil