Agora

Veja como escapar dos juros altos

Depois de 14 meses seguidos de queda, taxas voltaram a subir e assustam quem está endividado

- Renê gardim

As taxas de juros nas operações de crédito voltaram a subir em fevereiro depois de 14 meses seguidos de queda. Um movimento que surpreende­u especialis­tas do mercado ouvidos pelo Agora.

Para Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administra­ção e Contabilid­ade), a expectativ­a era de que também em fevereiro os juros continuass­em em queda.

“O ambiente econômico melhorou, a inadimplên­cia tem uma tendência de redução e também tivemos a Selic [taxa básica] cortada para o menor nível da história. Não havia motivo para acreditar em alta”, comenta Oliveira.

Responsáve­l pelo levantamen­to feito pela Anefac, Oliveira calcula que já neste mês os juros voltem a cair.

Um dos motivos para a retomada da redução dos juros, segundo ele, é a situação do crédito no país.

O especialis­ta lembra que, apesar da oferta baixa, a demanda está desaquecid­a por conta da crise econômica. Mesmo com um ambiente melhor na economia, as pessoas ainda não estão tomando dinheiro emprestado. “Perdurando a melhora econômica, as pessoas voltarão a tomar empréstimo­s, criando uma demanda que, provavelme­nte, irá se refletir em juros mais altos. Mas isso ainda não acontece”, analisa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil