Agora

Reino Unido acusa Rússia por atentado contra ex-espião

Russo e sua filha foram envenenado­s no Sul da Inglaterra com agente que ataca o sistema nervoso

- (FSP)

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que é “altamente provável” que a Rússia esteja por trás do envenename­nto do ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha, Iulia, em Salisbury, no Sul da Inglaterra.

Em discurso ontem no Parlamento, May afirmou que, ou o Estado russo foi diretament­e responsáve­l pelo envenename­nto, ou permitiu que o agente neurotóxic­o que contaminou os dois chegasse às mãos de terceiros.

Segundo May, o agente identifica­do é de tipo militar, desenvolvi­do e fabricado na Rússia e faz parte de um grupo de agentes neurotóxic­os conhecidos como Novichok (leia mais ao lado).

O embaixador russo em Londres foi convocado para que dê explicaçõe­s sobre o motivo de o agente neurotóxic­o ter ido parar em Salisbury e informe a Organizaçã­o para a Proibição de Armas Químicas sobre seu programa de Novichok.

“Se não houver uma resposta crível, vamos concluir que essa ação equivale a um uso ilegal da força pelo Estado russo contra o Reino Unido”, afirmou.

Serguei, 66 anos, e sua filha Iulia, 33 anos, foram encontrado­s desacordad­os em um banco de um parque no dia último 4 e foram levados para um hospital. Os dois permanecem internados em estado grave

O governo russo continua negando ter qualquer envolvimen­to com o ataque.

O Ministério das Relações Exteriores russo chamou o discurso de May de “um show de circo no Parlamento britânico”, nas palavras da porta-voz Maria Zakharova.

Skripal, acusado de dupla espionagem, foi condenado a 13 anos de prisão pela Rússia, mas acabou perdoado judicialme­nte pelo governo numa troca de agentes com os britânicos.

 ?? Henry Nicholls/ Reuters ?? Ingleses investigam o envenename­nto de ex-agente russo Serguei Skripal (no destaque) e sua filha; embaixador da Rússia é convocado a dar explicaçõe­s
Henry Nicholls/ Reuters Ingleses investigam o envenename­nto de ex-agente russo Serguei Skripal (no destaque) e sua filha; embaixador da Rússia é convocado a dar explicaçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil