Agora

Morador de rua é alvo de jatos de água

- (FSP)

Um morador de rua foi alvo de forte jato d’água na manhã de ontem na cracolândi­a, no centro de São Paulo, lançado por agente responsáve­l pela limpeza rotineira da área a serviço da Prefeitura de São Paulo, sob a gestão João Doria (PSDB).

Vídeo exibido pela TV Globo mostra que uma pessoa sentada na rua se protege com um cobertor do jato d’água, lançado por 15 segundos, até que duas assistente­s sociais interrompe­m a ação, que ocorreu na alameda Cleveland por volta das 9h.

O ato ocorreu durante uma das ações de limpeza das ruas (são duas por dia, em geral), que é feita com jatos d’água e é um dos principais instrument­os da prefeitura para impedir que usuários de droga fixem barracas e outras estruturas na região.

À reportagem, o secretário de Prefeitura­s Regionais, Cláudio Carvalho, disse que multou a empresa contratada, a Inova, em R$ 1.650 (valor estabeleci­do em contrato para infração grave).

O defensor público Carlos Weis disse que vai acionar a prefeitura para que dê à vítima assistênci­a médica e indenizaçã­o por danos morais.

Com a condição de não serem identifica­dos, funcionári­os da prefeitura e do estado dizem que já viram ações similares em outras ocasiões. A prefeitura nega.

O padre Júlio Lancellott­i, da Pastoral do Povo de Rua, diz que esse tipo de ação tem sido constante. “A nossa preocupaçã­o é o recrudesci­mento e aumento da violência nessas operações. A gente tá entrando numa escalada de violência grande”, afirma Lancellott­i.

 ?? Reprodução ?? Morador de rua tenta se proteger com cobertor enquanto é atingido por jato d’água, no centro
Reprodução Morador de rua tenta se proteger com cobertor enquanto é atingido por jato d’água, no centro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil