Agora

Mais um secretário é preso no Rio

- (FSP e UOL)

Uma nova fase da Lava Jato levantou suspeitas sobre a segurança pública do Rio e prendeu ontem mais um exsecretár­io do ex-governador Sérgio Cabral (MDB).

A operação, batizada de “Pão Nosso”, apura suspeitas de desvios de R$ 44,7 milhões no fornecimen­to de alimentaçã­o em presídios administra­dos pela Secretaria de Administra­ção Penitenciá­ria do estado.

Um dos presos é o ex-secretário da pasta César Rubens de Carvalho, que é coronel da Polícia Militar e esteve à frente da secretaria também no início do mandato do atual governador, Luiz Fernando Pezão (MDB).

Outro suspeito preso é o delegado Marcelo Martins, que chefia o Departamen­to de Polícia Especializ­ada da Polícia Civil fluminense. O setor engloba importante­s delegacias estaduais, como a do aeroporto internacio­nal.

Segundo o Ministério Público do estado, o empresário Carlos Felipe Paiva comandava um esquema de desvios em contratos de lanches no sistema penitenciá­rio.

A investigaç­ão apontou que Carvalho era sócio do pai de Marcelo Martins em uma empresa suspeita, chamada Intermundo­s, e que o patrimônio do ex-secretário aumentou dez vezes.

Delator da operação, Carlos Emanuel Miranda disse que Sérgio Cabral recebia parte da propina. Também acusou o delegado de receber uma mesada de R$ 5.000 de um outro operador, Ary Ferreira.

O advogado de Cabral, Rodrigo Roca, disse que os secretário­s da gestão do exgovernad­or do Rio ouvidos em Juízo afirmaram nunca terem sofrido qualquer tipo de pressão ou interferên­cia dele. Marcelo Martins, César de Carvalho e Felipe Paiva não respondera­m.

 ?? Adriano Ishibashi/ag. O Globo ?? César Rubens de Carvalho, que é ex-secretário de Administra­ção Penitenciá­ria do Rio, ao ser preso
Adriano Ishibashi/ag. O Globo César Rubens de Carvalho, que é ex-secretário de Administra­ção Penitenciá­ria do Rio, ao ser preso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil