Agora

Ante recusa de Cármen, Lula apela a Fachin contra prisão

Defesa de petista pede que relator da Lava Jato suspenda eventual detenção em segunda instância

- (FSP)

Ante a resistênci­a da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, de marcar o julgamento do habeas corpus que visa evitar a prisão do expresiden­te Lula, a defesa do petista voltou a mirar o relator do caso, Edson Fachin.

No início da tarde de ontem, o ex-ministro do STF e advogado de Lula, Sepúlveda Pertence, reuniu-se com Cármen Lúcia e disse ter ouvido dela que não há previsão para o plenário da corte julgar o habeas corpus pedido pela defesa. Fachin negou liminarmen­te em fevereiro o habeas corpus e decidiu enviá-lo ao plenário, composto pelos 11 ministros.

À noite, Pertence protocolou nova petição a Fachin. Nela, a defesa pede, em primeiro lugar, que Fachin reconsider­e sua decisão liminar e suspenda uma eventual ordem de prisão contra Lula até que o Supremo julgue duas ações que discutem a prisão após condenação em segunda instância —tema que divide os ministros.

Caso Fachin não reconsider­e sua liminar, a defesa quer que ele leve o caso à Segunda Turma do STF, e não ao plenário. O colegiado é composto por cinco ministros: Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowsk­i e Dias Toffoli, além de Fachin.

Essa turma é vista como mais garantista, e alguns de seus ministros, como Gilmar e Toffoli, têm concedido habeas corpus para evitar a prisão ou soltar pessoas condenadas em segundo grau que ainda tenham recursos pendentes nos tribunais superiores (leia abaixo).

À noite, parlamenta­res do PT também tiveram audiência com Cármen Lúcia para entregar um documento assinado por lideranças de 11 partidos pedindo o julgamento rápido do habeas corpus no Supremo.

Lula foi condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (86 km de SP). O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) analisa recursos finais. Em tese, ao final dessa análise, a prisão já poderá ser decretada.

 ?? Pedro Ladeira/folhapress ?? O ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, advogado de Lula, e a presidente do tribunal, Cármen Lúcia, em audiência ontem; sem previsão para julgamento
Pedro Ladeira/folhapress O ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, advogado de Lula, e a presidente do tribunal, Cármen Lúcia, em audiência ontem; sem previsão para julgamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil