Agora

Quem matou Marielle?

-

O assassinat­o da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) comoveu e assustou o país e o mundo.

É verdade que barbaridad­es já acontecem no Rio e em outras regiões brasileira­s há muito tempo.

Mas tamanha brutalidad­e e covardia, contra uma parlamenta­r autora de denúncias de ações ilegais de setores da polícia, é um escândalo ao qual não dá para ficar indiferent­e.

A principal linha de investigaç­ão policial aponta para um homicídio premeditad­o. A vereadora estava sentada à direita do banco traseiro de um automóvel, quando um outro veículo se aproximou. Nove tiros foram disparados. Ela e motorista morreram.

Muitas autoridade­s, incluindo o presidente Michel Temer (MDB) e o intervento­r federal na segurança do Rio, pregaram investigaç­ão rigorosa do caso. Não poderia ser diferente.

A história de Marielle Franco torna sua morte ainda mais chocante. Ela defendia setores da sociedade dos quais era parte.

Negra e nascida na favela da Maré, chegou à universida­de e se formou em sociologia. Combatia o racismo e a discrimina­ção de mulheres. Nem é preciso lembrar que o assassinat­o aconteceu num momento delicado, em que as Forças Armadas atuam no Rio para tentar conter a escalada do crime.

Houve reações no país inteiro: parlamenta­res promoveram atos no Congresso, empresário­s defenderam apurações, artistas fizeram atos.

Que tudo isso sirva para pressionar as autoridade­s a agir com rapidez. O crime precisa ser elucidado para que se faça justiça e o país saiba quem matou Marielle.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil