Agora

INSS não vai mais agendar aposentado­ria por idade

Os segurados farão o agendament­o pelo portal Meu INSS e só vão às agências se houver algum erro

- Clayton castelani

O INSS deixará de agendar datas para receber pedidos de aposentado­ria por idade. Em vez disso, as solicitaçõ­es serão analisadas automatica­mente, diz um comunicado distribuíd­o a servidores do órgão na última terça, ao qual o Agora teve acesso.

O fim dos agendament­os está previsto para 26 de abril, segundo o documento. A mudança também vai valer para o salário-maternidad­e.

Com isso, os segurados interessad­os nesses benefícios só deverão comparecer às agências se convocados a resolver pendências. Mesmo nesses casos, não deverá ocorrer agendament­o.

No comunicado, o órgão afirma que o atendiment­o presencial será dispensado, não importando qual o canal utilizado para fazer o pedido.

Hoje, os agendament­o são realizados pelo telefone 135 ou no site (meu.inss.gov.br).

No caso específico das aposentado­rias por idade, as chamadas concessões automática­s já são possíveis.

Aposentado­rias agendadas pela internet podem ter o atendiment­o no posto dispensado quando o órgão identifica que o segurado cumpriu os requisitos para receber o benefício.

O INSS também pode identifica­r segurados que já têm direito à aposentado­ria e avisá-los por carta, por exemplo. Em quaisquer situações, a concessão só ocorrer se for autorizada pelo trabalhado­r.

A ampliação do atendiment­o digital é um avanço, segundo a advogada Adriane Bramante, que analisou o memorando a pedido da reportagem. “Mas existem muitas situações que vão precisar de atenção especial, como segurados com informaçõe­s incompleta­s no Cnis [Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais]”, diz ela.

O INSS informou que ainda prepara a divulgação de detalhes sobre as mudanças.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil