Agora

Lula diz que não vai pedir favor a ministros do STF

- (FSP)

Com a polêmica em torno da discussão sobre se o STF (Supremo Tribunal Federal) vai pautar ou não o julgamento a prisão após condenação em segunda instância, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em Salvador, que não irá ligar para nenhum ministro da corte para pedir favor.

A declaração foi dada um dia depois de petistas saírem frustrados de uma audiência com a presidente do STF, Cármen Lúcia, e do encontro de seu advogado com a magistrada, Sepúlveda Pertence.

O ex-presidente repetiu suas críticas aos agentes responsáve­is pela Lava Jato. E afirmou que o Judiciário, sobretudo o STF, tem um papel importante a cumprir neste momento.

“Por isso, se diz que o Supremo é o garantidor da Constituiç­ão. Se não for, estaremos todos perdidos neste país”, afirmou.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão e indicou que irá pedir a execução da pena assim que recursos pendentes forem julgados. A defesa tenta, por meio habeas corpus no STF, que Lula só seja preso após esgotados todos os recursos.

Vaquinha

Sob ameaça de extinção, o Instituto Lula iniciou uma campanha para arrecadaçã­o de R$ 720 mil, necessário­s para funcionar nos próximos seis meses.

Segundo o presidente do instituto, Paulo Okamotto, as contas estão em dia porque o ex-presidente Lula paga do próprio bolso as despesas de manutenção.

 ?? Marlene Bergamo/folhapress ?? O ex-presidente Lula foi ao Supremo para evitar prisão após análise de recurso em segunda instância
Marlene Bergamo/folhapress O ex-presidente Lula foi ao Supremo para evitar prisão após análise de recurso em segunda instância

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil