Agora

Ministro derruba nova regra da renovação de habilitaçã­o

- (Leandro Vieira)

O Ministério das Cidades vai revogar a norma que mudaria as exigências para a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitaçã­o). A informação foi confirmada ontem a noite pelo ministro Alexandre Baldy, em vídeo na página oficial do órgão, postado no Facebook.

De acordo com Baldy, a intenção do Governo Federal é “facilitar a vida dos brasileiro­s e tornar esse procedimen­to menos burocrátic­o”. O ministro afirmou ainda que a derrubada da resolução também vai deixar a renovação mais barata à população.

A nova regra entraria em vigor no dia 6 de junho e obrigaria o motorista a fazer uma série de atividades extras para ter o direito de dirigir legalmente.

As mudanças levariam motoristas de todas as categorias a fazer um curso gratuito de dez horas, presencial ou pela internet, oferecido tanto pelo Denatran (Departamen­to Nacional de Trânsito) quanto pelos Detrans estaduais. Também seria necessária a realização de uma prova teórica.

Atualmente, para renovar a CNH é necessário apenas fazer o exame médico, pagar as taxas nos Detrans estaduais.

A medida ainda deixaria a tarefa mais dura para os motociclis­tas. A prova para eles seria em duas fases.

Primeiro, fariam teste em um circuito fechado e, caso fosse aprovado, seguiriam para aulas e prova final em via pública.

Já os motoristas de ônibus não teriam mais permissão para dirigir caminhões.

 ?? Reprodução/facebook ?? O ministro Alexandre Baldy em vídeo que anunciou revogação das mudanças na CNH
Reprodução/facebook O ministro Alexandre Baldy em vídeo que anunciou revogação das mudanças na CNH

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil