Agora

Doria vence prévias e será candidato a governador

Prefeito da capital consegue 80% dos votos válidos entre os tucanos e deixa o cargo em abril

- (UOL e AM)

O prefeito de São Paulo, João Doria, 60 anos, venceu ontem em primeiro turno, as prévias do PSDB e será candidato do partido na disputa do governo do Estado.

A candidatur­a ainda precisa ser oficializa­da pelos tucanos na convenção do partido, que deve acontecer em julho, conforme determina a Justiça Eleitoral.

Doria recebeu 80% (11.993) dos votos válidos (15.062 filiados ao PSDB participar­am das prévias), segundo a direção do partido.

O prefeito bateu outros três adversário­s e, em uma votação interna inédita nos 30 anos do partido à sucessão estadual, será o nome da legenda para manter o domínio sobre o Palácio dos Bandeirant­es, que vigora desde 1994, quando Mário Covas (1930-2001) foi eleito.

O prefeito, que deve deixar o cargo até 7 de abril, após 15 meses de mandato, venceu a votação contra o suplente de senador José Aníbal (6% dos votos), o cientista político Luís Felipe d’ávila (6% dos votos) e o secretário Estadual de Desenvolvi­mento Social, Floriano Pesaro (7% dos votos).

Outro tucano, Bruno Covas, 37 anos, ex-deputado e e ex-secretário de Meio Ambiente de Alckmin, assumirá a prefeitura paulistana (leia mais abaixo).

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicaçõ­es, Gilberto Kassab (PSD), deve deixar o cargo para ser vice de Doria.

“Temos o melhor candidato a governador e o melhor candidato a presidente da República. Agora estamos juntos, unidos pela vitória de João Doria e Geraldo Alckmin”, disse Pedro Tobias, presidente do PSDB-SP.

Após o anúncio da vitória, Pesaro e d’ávila falaram em união do partido.

“Essa é uma vitória inconteste de Doria. As pessoas devem saber ganhar e saber perder”, afirmou Pesaro, que vai buscar, agora, a reeleição como deputado federal.

 ?? Juca Rodrigues/agência O Globo ?? O prefeito da capital, João Doria, vota nas prévias do PSDB, na manhã de ontem, em Pinheiros (zona oeste); ele derrotou três adversário­s e será o representa­nte tucano na disputa ao governo do Estado, em outubro
Juca Rodrigues/agência O Globo O prefeito da capital, João Doria, vota nas prévias do PSDB, na manhã de ontem, em Pinheiros (zona oeste); ele derrotou três adversário­s e será o representa­nte tucano na disputa ao governo do Estado, em outubro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil