Agora

Defesa de Lula adota tática para desacelera­r processos

Estratégia é incluir várias testemunha­s nas ações e, depois, desistir de muitas para ganhar tempo

- (FSP)

Repetidos procedimen­tos adotados pela defesa do expresiden­te Lula têm feito com que os processos contra ele andem mais devagar. O primeiro que o tornou réu em uma ação da Lava Jato é caso do tríplex.

Nessa ação, Lula já foi condenado em segunda instância e espera o julgado do recurso que pode abrir caminho para sua prisão. No entanto, ainda não foi sentenciad­o em nenhum dos outros seis processos que responde.

Uma das estratégia­s dos advogados do ex-presidente tem sido apresentar uma lista de dezenas de testemunha­s de defesa, inclusive estrangeir­as, para depor. Às vésperas dos depoimento­s, desistem de parte delas.

Em um dos processos com o juiz Sergio Moro foram apresentad­as 86 testemunha­s —uma delas citada duas vezes— e, em outro, 59. Em Brasília, ao juiz Vallisney Oliveira, a defesa relacionou 80 nomes em uma ação.

Tanto Moro quanto Oliveira chegaram a questionar os números, mas houve recursos aos Tribunais Regionais Federais e a defesa conseguiu manter a quantia inicial. Mas, mais tarde, desistiu de 22 na ação de Curitiba e de 40 na de Brasília.

Houve episódios de testemunha­s listadas em duas ações e, depois de intimadas, excluídas de ambas. É o caso do ex-ministro Aldo Rebelo, relacionad­o no caso tríplex e no que julga a tentativa de compra, pela Odebrecht, do terreno que sediaria o Instituto Lula.

Num dos processos de Curitiba, a defesa inclui como testemunha Ricardo Tacla Duran, ex-advogado da Odebrecht. Moro negou. “É um criminoso foragido, especializ­ado em lavagem, sem compromiss­o com a verdade [ele não celebrou acordo de delação].” Tríplex (já julgado) Instituto Lula e apartament­o em São Bernardo do Campo Sítio de Atibaia

 ?? Nelson Almeida - 15.marc.2018/afp ?? O ex-presidente Lula, durante o lançamento do livro ‘A Verdade Vencerá: O Povo Sabe Por Que Me Condenam’ em que fala de seu julgamento e da defesa
Nelson Almeida - 15.marc.2018/afp O ex-presidente Lula, durante o lançamento do livro ‘A Verdade Vencerá: O Povo Sabe Por Que Me Condenam’ em que fala de seu julgamento e da defesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil