Agora

Câmara decide suspender e mudar projeto da previdênci­a

Proposta foi retirada da pauta da semana e pode ser votada só depois de João Doria deixar a prefeitura

- (UOL)

A Câmara de São Paulo decidiu tirar da pauta, nesta semana, o projeto de lei da gestão João Doria (PSDB) que prevê aumento da contribuiç­ão previdenci­ária para todos os servidores municipais e a criação de um sistema de previdênci­a complement­ar.

A decisão foi anunciada no início da tarde de ontem pelo presidente da Câmara, Milton Leite (DEM), e pelo líder de Doria na Casa, João Jorge (PSDB), durante reunião do colégio de líderes.

O projeto original prevê aumento de 11% para até 18,2% na contribuiç­ão previdenci­ária de servidores.

“A priori, fica para a pauta da semana que vem ou para outra data”, disse Leite. Jorge disse que pediu para o projeto não ser pautado para “debater um pouco mais”.

“Há um sentimento de que precisamos fazer umas mudanças, por exemplo, sobre a alíquota de 19%, que seria nosso maior entrave”, afirmou João Jorge.

Segundo ele, uma possibilid­ade estudada é extinguir a alíquota suplementa­r de 0 a 5%, a partir dos 14%, dependendo da faixa salarial.

Professore­s municipais estão em greve contra a reforma e têm feito protestos na Câmara. Milton Leite negou que o adiamento da análise do projeto tenha ocorrido em razão da pressão do funcionali­smo público. “Não foi por pressão”, afirmou.

Questionad­o se a Câmara levará o projeto para votação antes da renúncia de Doria, Leite disse que “essa reforma é responsabi­lidade com a cidade, e não com quem ocupa a cadeira da vez”.

Críticas

Vereadores de oposição questionar­am o fato de Doria, candidato do PSDB ao governo de São Paulo, querer aprovar um projeto complexo às vésperas da renúncia —o prefeito deve deixar o cargo até 7 de abril.

“O prefeito não tem nenhuma condição de aprovar esse projeto. Porque não dá para ignorar que ele abriu mão do mandato por razões político-eleitorais”, afirmou o líder da oposição, Antonio Donato (PT).

 ?? Zanone Fraissat/folhapress ?? Servidores municipais cercam a Câmara de São Paulo, ontem, em mais um protesto contra a reforma da previdênci­a proposta pelo prefeito João Doria (PSDB); pela manhã, até crianças participar­am do ato
Zanone Fraissat/folhapress Servidores municipais cercam a Câmara de São Paulo, ontem, em mais um protesto contra a reforma da previdênci­a proposta pelo prefeito João Doria (PSDB); pela manhã, até crianças participar­am do ato
 ?? Robson Ventura/folhapress ?? Papéis avisam sobre greve de servidores na entrada do atendiment­o da Prefeitura Regional da Mooca
Robson Ventura/folhapress Papéis avisam sobre greve de servidores na entrada do atendiment­o da Prefeitura Regional da Mooca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil