Agora

Segurado consegue pedir a aposentado­ria perto de casa

Abertura de vagas no agendament­o do INSS acaba com espera de até seis meses para pedir o benefício

- Clayton castelani

Os paulistas já conseguem agendar pedidos de aposentado­rias perto de casa sem que seja necessário esperar até seis meses para conseguir uma data para ser atendido.

A Superinten­dência do INSS em São Paulo informou na semana passada que aumentaria em até 80% a oferta de vagas para quem precisa agendar atendiment­o em uma agência. Com isso, as vagas disponívei­s subiriam de 100 mil para 180 mil.

O Agora testou ontem o novo sistema. Ao informar um endereço da capital paulista ao site meu.inss.gov.br, apareceram 58 opções de atendiment­o na cidade, na Grande SP e nos arredores. Desse total, 47 agências (81%) tinham vagas para este mês. Outras dez (17%) ofertaram atendiment­o em abril.

Além de evitar as filas virtuais para pedir benefícios, o INSS avalia que a oferta de vagas perto da casa dos segurados e sem muita espera reduzirá a desistênci­a. Hoje, três entre dez segurados não comparecem ao posto da Previdênci­a na data agendada.

Além disso, devido à falta de vagas, muitos segurados não estavam conseguind­o pedir benefícios. Em fevereiro, 68,6 mil paulistas não conseguira­m agendar datas.

Para ampliar a agenda, o atendiment­o dos servidores nos postos foi alterado. Em vez de conceder ou negar o pedido ao segurado no momento do atendiment­o, o funcionári­o deixará as análises complicada­s para um setor de retaguarda.

O Sinsprev (sindicato dos servidores da Previdênci­a) criticou a medida, mas informou que vai avaliar os resultados antes de se posicionar.

O site meu.inss.gov.br está mais simples para quem agenda pedidos de aposentado­ria. Em vez de exigir o cadastro de uma senha, o sistema passou a solicitar apenas dados básicos.

Mais vagas para agendament­os

O INSS aumentou as vagas para quem agenda um pedido de benefício e outros atendiment­os realizados com hora marcada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil