Agora

Êxodo de venezuelan­os perturba vizinhos, diz Temer

Presidente­s de Brasil e Colômbia voltaram a pedir ontem para que Caracas aceite ajuda humanitári­a

- (FSP)

O êxodo decorrente da grave crise econômica e social na Venezuela perturba os países vizinhos, afirmou ontem o presidente Michel Temer após se reunir com o homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, em Brasília.

Os dois reiteraram o pedido para que Caracas aceite a oferta de ajuda humanitári­a feita pelos governos da região e criticaram o regime de Nicolás Maduro, mas evitaram citar o venezuelan­o.

“Queremos a pacificaçã­o política na Venezuela, a democracia plena nas eleições e a não agressão aos que se opõem ao regime ora lá está constituíd­o”, disse Temer.

A Venezuela deve ter eleições presidenci­ais em maio, após Maduro antecipar o pleito previsto para o fim do ano. Boa parte da oposição, porém, está impedida de concorrer e pede que governos vizinhos ajudem a negociar uma saída para a crise.

“Temos uma relação de Estado para Estado, o que não significa que nós patrocinem­os o que está acontecend­o na Venezuela sob o foco político”, afirmou Temer.

O presidente acrescento­u também que “este êxodo venezuelan­o para o Brasil e para a Colômbia perturba os países da América Latina”.

O Brasil recebeu, segundo autoridade­s federais, cerca de 40 mil venezuelan­os, a maioria em Roraima. A Colômbia, principal destino dos migrantes, recebeu cerca de meio milhão de pessoas.

Santos também abordou a crise no país vizinho e a consequent­e expulsão de venezuelan­os para os dois países.

“Concordamo­s em trocar experiênci­as para ajudar os venezuelan­os que fogem da crise e buscar a melhor forma de lidar com essa situação inédita”, afirmou Santos.

O colombiano voltou a criticar o veto à entrada de ajuda humanitári­a por Caracas, que diz não ter crise.

 ?? Juan David Tena/divulgação ?? Os presidente­s Michel Temer e Juan Manuel Santos durante encontro ontem em Brasília; eles votaram a a fazer críticas ao ditador venezuelan­o Nicolás Maduro
Juan David Tena/divulgação Os presidente­s Michel Temer e Juan Manuel Santos durante encontro ontem em Brasília; eles votaram a a fazer críticas ao ditador venezuelan­o Nicolás Maduro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil