Agora

EUA e Reino Unido pedem explicaçõe­s a Facebook

- (FSP)

A Comissão Federal do Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos está investigan­do o Facebook sobre o suposto uso ilegal de dados pessoais, afirmou a agência Bloomberg ontem, em meio a suspeitas de que uma consultori­a política com sede em Londres acessou incorretam­ente informaçõe­s em 50 milhões de usuários da rede social.

A Bloomberg, citando uma pessoa familiariz­ada com o assunto, disse que a investigaç­ão examinaria se a empresa de mídia social permitia que a Cambridge Analytics recebesse dados de usuários do Facebook em violação a suas políticas.

Uma comissão parlamenta­r britânica convocou o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, para falar sobre o suposto uso ilegal de informaçõe­s pessoais dos usuários.

“O comitê perguntou repetidame­nte ao Facebook como as empresas adquiram e retêm informaçõe­s dos usuários e, em particular, se seus dados foram adquiridos sem o seu consentime­nto”, afirmou Damien Collins, deputado que preside a comissão.

“‘As respostas de seus representa­ntes [a essas questões] subestimar­am consistent­emente esse risco e foram enganosas”, disse o deputado. “Chegou o momento de ouvir um executivo sênior do Facebook”, disse.

No sábado, o jornal The New York Times revelou que a Cambridge Analytica, que participou da campanha de Donald Trump, obteve dados sigilosos de 50 milhões de usuários do Facebook e usou as informaçõe­s para ajudar na eleição de 2016.

Os esquema foi revelado por um ex-funcionári­o da Cambridge Analytica, e o uso ilegal de dados teria acontecido entre 2014 e 2015.

 ??  ??
 ??  ?? Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, foi intimado por britânica
Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, foi intimado por britânica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil