Agora

Em pré-campanha, Alckmin omite erros de crise da água

Governador tucano exalta o empréstimo de bombas para o Nordeste e esquece lado nebuloso da seca

- (FSP)

Há pouco mais de um ano, quando já planejava sua candidatur­a à Presidênci­a da República, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve em Pernambuco para vistoriar o uso de bombas hidráulica­s em um trecho da transposiç­ão do rio São Francisco. Sem nenhum custo, elas haviam sido emprestada­s a estados do Nordeste.

Os equipament­os são os mesmos empregados emergencia­lmente pelo governo paulista, em 2014 e 2015, para captar água do fundo de represas quando a Grande São Paulo vivia grave seca e risco de desabastec­imento.

Mais do que uma ajuda de São Paulo, emprestar ao Nordeste equipament­os que estavam encostados serviu para que Alckmin aumentasse sua presença em uma região na qual engatinha em popularida­de. E foi com esse gancho que o governador passou a usar a superação da crise hídrica paulista como uma plataforma política nacional.

Ontem, em Brasília, o tucano visitou o Fórum Mundial da Água, dançou forró, exaltou as ações de seu governo contra a crise hídrica paulista e defendeu o fim de impostos federais sobre o saneamento.

O discurso oficial do tucano em redes sociais, entrevista­s e propaganda­s pagas pelo governo, porém, infla dados e omite todo o lado nebuloso da crise hídrica de São Paulo.

Por exemplo, a falta de transparên­cia na adoção do racionamen­to, a tentativa de negar a gravidade da crise e a decisão de segurar medidas impopulare­s para contenção do consumo de água somente para depois das eleições.

No auge da seca, a gestão de Alckmin foi alvo de fortes críticas. ANA (Agência Nacional de Águas, órgão federal) e TCE (Tribunal de Contas do Estado) apontaram falta de planejamen­to mesmo diante dos indícios de que uma forte seca atingiria São Paulo.

Para ele, São Paulo “é um exemplo no sentido de enfrentame­nto da crise e superação da crise”. “A Sabesp é uma empresa extremamen­te aberta, a população teve uma resposta maravilhos­a e rapidament­e conseguimo­s equacionar uma seca que foi a maior dos últimos cem anos”, disse.

Oficial

O PSDB formalizou ontem a pré-candidatur­a de Geraldo Alckmin à Presidênci­a da República.

 ?? Pedro Ladeira/folhapress ?? O governador Geraldo Alckmin, que teve a sua pré-candidatur­a à Presidênci­a oficializa­da ontem pelo PSDB: no Fórum Mundial da Água, tucano dançou forró
Pedro Ladeira/folhapress O governador Geraldo Alckmin, que teve a sua pré-candidatur­a à Presidênci­a oficializa­da ontem pelo PSDB: no Fórum Mundial da Água, tucano dançou forró
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil