Agora

Recursos de 2ª instância negados

- (FSP)

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), rejeitou ontem os embargos declaratór­ios (recursos) apresentad­os em duas ações que discutem a possibilid­ade de prisão depois da condenação em segunda instância.

Os embargos, apresentad­os na semana passada pelo Instituto Ibero Americano de Direito Público, questionav­am um acórdão do plenário do STF que negou, em caráter liminar, suspender a execução da pena antes de esgotados os recursos nos tribunais superiores.

Como esse recurso se insurgia contra decisão do plenário, composto pelos 11 ministros, teria que ser analisado pelo plenário —o que era visto como uma chance de reabrir a discussão sobre a prisão em segundo grau.

A rediscussã­o do tema ganhou relevância após o expresiden­te Lula ser condenado em janeiro pela segunda instância da Justiça Federal a 12 anos e um mês de prisão.

O relator das ações sobre o tema, duas ADCS (ações declaratór­ias de constituci­onalidade), é o ministro Marco Aurélio. No entanto, como ele foi voto vencido na ocasião do julgamento da liminar pelo plenário, quem analisou os embargos declaratór­ios foi Fachin, que deu o voto vencedor e se tornou redator do acórdão.

Na decisão que rejeitou os embargos, Fachin afirmou que as ADCS foram liberadas em dezembro por Marco Aurélio para que tenham o mérito julgado —o que, em tese, depende de a presidente da corte, Cármen Lúcia, colocar na pauta de julgamento­s.

Sem reunião

Ministros do STF disseram ontem que não foram convidados para a reunião a portas fechadas em que seria discutido o impasse sobre a prisão após condenação em segunda instância.

A existência de uma reunião informal, que seria realizada ontem, foi anunciada pela presidente Cármen Lúcia, em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas, na véspera. Segundo Cármen Lúcia, o encontro foi solicitado por Celso de Mello.

 ?? Pedro Ladeira - 20.fev.2018/folhapress ?? O ministro Edson Fachin, do STF, rejeitou recursos em duas ações para se evitar prisão em 2ª instância
Pedro Ladeira - 20.fev.2018/folhapress O ministro Edson Fachin, do STF, rejeitou recursos em duas ações para se evitar prisão em 2ª instância

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil