Agora

Suspeita de fraude derruba chefe da iluminação de Doria

Gravações mostram suposta preferênci­a de diretora do Ilume por empresa que disputou licitação

- (FSP)

A divulgação de gravações de conversas sobre a licitação bilionária da PPP (Parceria Público Privado) da iluminação pública na capital derrubou ontem a diretora do Ilume (Departamen­to de Iluminação Pública), Denise Abreu. O órgão faz parte da Prefeitura de São Paulo, sob a gestão João Doria (PSDB).

As conversas, reveladas pela rádio CBN e pela Record e obtidas pela reportagem, mostram uma suposta preferênci­a da então diretora por uma das concorrent­es, e posteriorm­ente vencedora, a FM Rodrigues. O contrato, de R$ 6,9 bilhões por 20 anos, foi assinado no dia 8.

O áudios, gravados pela secretária de Denise, Cristina Chaud Carvalho, entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018, deixam transparec­er até uma intimidade da diretora com Marcelo Rodrigues, um dos sócios da FM Rodrigues, que, após acirrada disputa judicial, saiu vencedora da licitação graças à desclassif­icação do consórcio adversário, o Walks. Nas conversas, Denise chega a usar a primeira pessoa do plural, “nós”, ao se referir à FM Rodrigues e se declara inimiga de Walter Torre, empresário que integra o Walks.

Em outra conversa, a diretora do Ilume diz à funcionári­a que vai lhe dar “seus três”. Na época, a FM Rodrigues acabava de ter um contrato emergencia­l assinado com a prefeitura. “Eu vou te dar os seus três. Mas a empresa [a FM Rodrigues] não tem mais contrato e eu não vou ter como apoiá-la daqui para frente com isso. É último mês. Simplesmen­te não tem como”, afirma Denise.

Ela diz que os secretário­s Marcos Penido (Obras), Julio Semeghini (Governo), receberiam propina da Eletropaul­o, ao falar sobre uma vitória em uma disputa entre a prefeitura e a concession­ária. “Os que ganham propina da Eletropaul­o devem estar lá assim ‘Ai, meu Deus do céu, acabou minha propininha. O que eu faço agora?’ Penido, Julio Semeghini, todo mundo sabe que recebem propina da Eletropaul­o”, diz.

 ?? Jorge Araújo - 18.ago.2016/folhapress ?? O prefeito João Doria (PSDB) com Denise Abreu durante a campanha eleitoral de 2016; presidente do Partido da Mulher Brasileira, ela apoiou o tucano
Jorge Araújo - 18.ago.2016/folhapress O prefeito João Doria (PSDB) com Denise Abreu durante a campanha eleitoral de 2016; presidente do Partido da Mulher Brasileira, ela apoiou o tucano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil