Agora

Presidente cai no Peru por suspeita de receber propina

Pedro Pablo Kuczynski renuncia ao cargo por conta de suposta ligação financeira com a brasileira Odebrecht

- (Agências)

O presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, anunciou ontem sua renúncia ao cargo e afirmou que haverá uma transição constituci­onal ordenada para deixar para trás um clima de “ingovernab­ilidade” no país.

Em mensagem gravada e transmitid­a pela televisão, Kuczynski rejeitou as acusações de corrupção “nunca comprovada­s”.

Ele atribuiu a decisão aos “seguidos obstáculos” colocados pela oposição.

“A oposição tentou pintarme como uma pessoa corrupta, o que nunca fui.”

Kuczynski vinha resistindo à renuncia desde dezembro, quando o partido de oposição Força Popular —liderado por Keiki Fujimori, sua rival de campanha derrotada— revelou suas conexões financeira­s com a empreiteir­a brasileira Odebrecht no centro de um grande escândalo de corrupção. Ele resistiu a um pedido de impeachmen­t e vinha sofrendo outro.

A decisão de Kuczynski de deixar cargo ocorreu no momento em que parlamenta­res da Força Popular continuara­m a divulgar gravações secretas que pareciam mostrar seus aliados oferecendo aos congressis­tas da oposição lucrativos contratos de trabalho público em troca de apoio político.

O governo de Kuczynski negou as alegações de compra de votos depois que a primeira série de vídeos foi divulgada na noite de terçafeira passada.

Os mercados reagiram em alta com as notícias de que ele deixaria o cargo, em meio a expectativ­as de que o vicepresid­ente Martin Vizcarra o substituir­á.

 ?? Juanca Guzman Negrini/divulgação ?? Pedro Pablo Kuczynski, que renunciou no Peru, diz que as denúncias nunca foram comprovada­s
Juanca Guzman Negrini/divulgação Pedro Pablo Kuczynski, que renunciou no Peru, diz que as denúncias nunca foram comprovada­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil