Agora

PS do Mandaqui fica 3 dias sem clínico, afirma sindicato

Entidade de médicos fez vistoria e diz que também encontrou pacientes em macas e cadeiras em corredor

- Leonardo fuhrmann

O Pronto-socorro do Hospital do Mandaqui, no Mandaqui (zona norte), sob a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), está sem médicos clínicos nos plantões de três dias da semana, segundo o Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo.

A entidade afirma que constatou o problema em vistoria no pronto-socorro realizada no dia 13. O sindicato entrou nesta semana com uma representa­ção no Ministério Público de São Paulo para que a situação seja investigad­a. Segundo a entidade, faltam médicos e enfermeiro­s para o atendiment­o no hospital, que é referência em diferentes especialid­ades na região.

O presidente do sindicato, Eder Gatti, afirma que o problema foi levado à entidade por médicos que trabalham no local. Ele diz que se reuniu com as diretorias técnica e clínica do hospital para tratar do assunto. “A falta de clínicos afeta a qualidade do atendiment­o e sobrecarre­ga os médicos de outras especialid­ades, que passam a fazer também o atendiment­o clínico”, afirma.

No dia em que o hospital foi visitado pelo sindicato, segundo Gatti, 42 pacientes hospitaliz­ados estavam em macas e cadeiras em corredores e na sala de medicação do complexo. Outros 18 pacientes estavam em leitos de retaguarda do pronto-socorro. Gatti afirma que, entre esses pacientes, havia doentes em estado grave, que eram atendidos lá por falta de leitos adequados.

Ele diz que a falta de médicos, além de prejudicar o atendiment­o direto à população, cria problemas para a formação dos residentes. “Com a falta de equipe, a orientação aos residentes, que são médicos em formação, fica prejudicad­a.”

 ?? Robson Ventura/folhapress ?? Entrada do Pronto-socorro do Hospital do Mandaqui, no bairro de mesmo nome, na zona norte de São Paulo; sindicado dos médicos afirma que a falta de profission­ais compromete a formação de residentes
Robson Ventura/folhapress Entrada do Pronto-socorro do Hospital do Mandaqui, no bairro de mesmo nome, na zona norte de São Paulo; sindicado dos médicos afirma que a falta de profission­ais compromete a formação de residentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil