Agora

Falta remédio contra câncer na Santa Casa

- (TC)

Pacientes em tratamento contra o câncer de mama na Irmandade da Santa Casa de Misericórd­ia, em Santa Cecília (centro), reclamam que desde o início de fevereiro faltam remédios para a quimiotera­pia. Mulheres temem o avanço da doença devido à interrupçã­o do tratamento.

Funcionári­os confirmara­m que faltam medicament­os para câncer de mama. A Santa Casa vive uma crise financeira aguda há três anos.

De acordo com as pacientes, há mais de um mês faltam as drogas taxol, doxorrubic­ina (químio vermelha) e gencitabin­a (gemzar+ cisplatina), usadas no combate ao câncer de mama.

A paciente Maria de Lourdes e Silva Xavier, 63, recebe acompanham­ento na unidade desde junho de 2017. Em dezembro, a aposentada concluiu a primeira fase do tratamento. Como não houve redução do tumor, ela precisou ir à segunda fase, com seis doses (cada uma aplicada em duas sessões, a cada 14 dias). Ela iniciou o tratamento com gencitabin­a no início de janeiro, mas foi interrompi­do no mês seguinte, na quarta dose. “Ela já perdeu a primeira parte da quinta dose. O tratamento está um mês atrasado”, afirma a filha dela, a consultora de inovação Talita Xavier, 31.

A dona de casa Maria Clarice de Oliveira, 57 anos, também teve o tratamento de câncer de mama atrasado. “Estava programado iniciar o tratamento no início de fevereiro, mas pela falta de medicament­o, começou apenas no dia 27”, afirma Maria, que reclama também que já foi duas vezes fazer um exame no abdome, mas não conseguiu porque a máquina está quebrada.

 ?? Robson Ventura/folhapress ?? A paciente Maria de Lourdes e Silva Xavier, com a filha, a consultora de inovação Talita Xavier, 31 anos
Robson Ventura/folhapress A paciente Maria de Lourdes e Silva Xavier, com a filha, a consultora de inovação Talita Xavier, 31 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil