Agora

263 mil eleitores não tiraram digital em Guarulhos

- (Tatiana Cavalcanti)

Mais de 263 mil eleitores ainda não fizeram cadastro biométrico (das impressões digitais) em Guarulhos (Grande SP). O número equivale a 27% do eleitorado total, de 942 mil votantes, segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Quem não fizer a biometria, obrigatóri­a em 84 cidades do estado, poderá perder o título de eleitor. Se isso acontecer, a pessoa fica impedida de tirar passaporte e até de assumir cargos públicos. Na capital, a biometria não é obrigatóri­a para votar.

Com medo de terem os títulos cancelados, guarulhens­es passaram a madrugada na fila em busca de senha para fazer o procedimen­to.

O motorista de aplicativo Aldemir José Lima, 33, afirma ter ficado sete horas na fila de um dos postos de Guarulhos, ontem. “Cheguei às 6h30 e só saí de lá às 13h40. Perdi o dia de trabalho. Um prejuízo de uns R$ 200.”

A auxiliar de enfermagem Ângela de Oliveira Gomes, 28 anos, aguardou por cinco horas na fila para ser atendida no CIC (Centro de Integração da Cidadania).

“Muita gente ficou sem senha porque distribuír­am 150 normais e 50 preferenci­ais, mas havia mais de 300 pessoas na fila”, afirma.

Quem não fez

Oficialmen­te, o prazo terminaria hoje em Guarulhos, mas os eleitores que não conseguire­m fazer a biometria poderão regulariza­r a situação nos cartórios até 9 de maio. Quem não cadastrar suas digitais até esse prazo, será impedido de votar e só poderá regulariza­r a sua situação em meados de novembro. Guarulhos, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Várzea Paulista, Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil