Agora

Suposto operador do PSDB é denunciado

- (FSP)

O engenheiro Paulo Vieira de Souza, apontado como operador de propinas do PSDB em São Paulo, foi denunciado ontem pelo Ministério Público Federal sob suspeita dos crimes de formação de quadrilha, peculato e inserção de dados falsos em sistema público de informação. É a primeira denúncia apresentad­a pela força-tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo, criada em julho do ano passado.

Paulo Preto, como Vieira é conhecido, teria desviado verbas públicas vinculadas ao programa de reassentam­ento da Dersa (Desenvolvi­mento Rodoviário S/A), segundo os procurador­es. Ele comandava o órgão na gestão do tucano José Serra (2007-2010). O dinheiro desviado, que chega a R$ 10 milhões corrigidos, deveria ser destinado aos moradores dos locais em que seriam feitas obras do trecho sul do Rodoanel, obra viária que circunda a capital paulista.

De acordo com a denúncia, Paulo Preto fraudou cadastros de moradores com ajuda de outras três pessoas que trabalhava­m para a Dersa.

Duas denúncias sobre esse caso já haviam sido apresentad­as pelo Ministério Público de São Paulo em 2015 e 2016, a partir de delação premiada de Mércia Ferreira Gomes, que prestou serviço à Dersa. No entanto, a Justiça considerou que a Promotoria não tinha competênci­a para abrir as ações.

A nova denúncia não aborda a informação de que Paulo Preto tinha R$ 113 milhões em contas na Suíça, compartilh­ada pelo Ministério Público do país europeu com procurador­es de São Paulo. Também não faz menção a Serra, que é investigad­o em outra ação no âmbito do STF (Supremo Tribunal Federal).

 ?? José Cruz - 29.ago.12/abr ?? O engenheiro Paulo Vieira de Souza, 69 anos
José Cruz - 29.ago.12/abr O engenheiro Paulo Vieira de Souza, 69 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil