Agora

Confira cinco direitos do aposentado que trabalha

O Agora selecionou as principais vantagens para quem decide ou precisa continuar no mercado de trabalho

- Larissa quintino

Pedir a aposentado­ria nem sempre é sinônimo de deixar o mercado de trabalho e, quem se encaixa nesse cenário tem algumas vantagens. O Agora traz hoje cinco direitos garantidos a quem decide continuar mais tempo em campo em vez de pendurar as chuteiras de vez.

A principal vantagem é poder sacar todos os meses o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Isso ocorre porque, ao manter a carteira assinada ou arranjar um novo emprego, o aposentado continua tendo os direitos garantidos pela CLT (Consolidaç­ão das Leis do Trabalho). Com isso, o patrão é obrigado a depositar mensalment­e 8% do valor do seu salário na conta do fundo.

Se, antes, o trabalhado­r só poderia pegar a grana em alguns casos, como demissão sem justa causa, compra da casa própria ou aposentado­ria, ao pedir o benefício, é possível sacar a grana mensalment­e. Porém, a vantagem só vale para quem continua trabalhand­o na mesma empresa em que se aposentou.

O advogado previdenci­ário Rômulo Saraiva explica que, para pegar os valores mensalment­e, é necessário ir todos os meses na Caixa Econômica Federal com a carteira de trabalho, um documento com foto e a carta de concessão da aposentado­ria.

Verbas trabalhist­as

O advogado Alan Balaban diz que a única verba trabalhist­a a que o aposentado não tem direito é o segurodese­mprego em caso de demissão. “Como o trabalhado­r aposentado já tem uma renda, isso bloqueia o seguro.”

Porém, se for desligado, ele recebe o aviso-prévio, o saldo das férias e a multa de 40% sobre o FGTS de todo o tempo que esteve na empresa, mesmo se já tiver sacado a grana do fundo ao se aposentar ou mensalment­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil