Agora

Vale o penta

Sem brasileiro­s após 48 anos, a F-1 inicia a temporada com Hamilton e Vettel lutando pelo 5º título

- Claudinei queiroz

O alemão Sebastian Vettel e o britânico Lewis Hamilton dominaram a Fórmula 1 nos últimos dez anos, quando cada um conquistou quatro títulos do mundial. Por isso, a temporada 2018 começa com os dois brigando corrida a corrida para ver quem chegará primeiro ao penta, igualando o legendário argentino Juan Manuel Fangio e deixando para trás o rival e o francês Alain Prost, que também soma quatro.

O recordista Michael Schumacher, com sete, ainda está longe, mas Hamilton, aos 33 anos, está faminto por mais conquistas. Com a Mercedes voando nos primeiros treinos livres do GP de Melbourne, que será realizado às 2h da madrugada de hoje para amanhã no circuito de Albert Park, o britânico se mantém como o grande favorito.

Após o treino livre de ontem, Hamilton reconheceu que os carros das principais rivais, Ferrari e Red Bull, diminuíram um pouco a vantagem da Mercedes. No entanto, ele encara esse fato como um incentivo a mais. “É desafiador tentar tirar o máximo do carro”, disse.

Se na temporada passada a Ferrari de Vettel já deu mostras que estava reencontra­ndo o caminho das vitórias, a expectativ­a na equipe de Maranello (ITA) é que entre de vez na briga este ano.

O alemão, de 30 anos, foi dominante na categoria de 2010 a 2013, mas pela Red Bull. Agora na tradiciona­l Ferrari, que não conquista um troféu desde 2007, com o finlandês Kimi Raikkonen, ele mantém o discurso de que Hamilton é o homem a ser batido. “Hamilton é o favorito, obviamente, mas é uma temporada muito longa. Esta é tão somente uma corrida. E Melbourne é muito particular, muito especial”, disse Vettel, completand­o em seguida: “Mas estou ansioso para começar a temporada, colocar o carro lá e competir. Temos todos os motivos para ter confiança. Nesses motivos é impossível determinar onde estão os demais. Mas estamos em um bom lugar.”

Se os dois tetracampe­ões têm tudo para monopoliza­r os pódios, outros pilotos correm por fora para tentar alguma surpresa. Ente eles está o garoto Max Verstappen, de 20 anos. O holandês da Red Bull chega à sua quarta temporada na F-1 já como um dos principais pilotos, não mais promessa.

Se vai brigar ou não, a partir deste fim de semana os fãs poderão tirar a dúvida.

 ?? William WEST/AFP ?? Campeão de 2010 a 2013 com a Red Bull, Sebastian Vettel se mudou para a Ferrari e desde então tenta conquistar um título; a equipe também vive jejum
William WEST/AFP Campeão de 2010 a 2013 com a Red Bull, Sebastian Vettel se mudou para a Ferrari e desde então tenta conquistar um título; a equipe também vive jejum
 ?? Brandon Malone/reuters ?? O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, chega mais uma vez como o grande favorito ao título do Mundial de F-1; ele venceu em 2008, 2014, 2016 e 2017
Brandon Malone/reuters O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, chega mais uma vez como o grande favorito ao título do Mundial de F-1; ele venceu em 2008, 2014, 2016 e 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil