Agora

PS de Parelheiro­s só atende pacientes encaminhad­os

Nova unidade vai atender somente quem for enviado por AMAS e UPAS ou tiver quadro grave

- Regiane soares

A gestão João Doria (PSDB) inaugurou ontem o prontosoco­rro do Hospital Municipal de Parelheiro­s, na zona sul da capital, três anos após o início das obras, ainda durante a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT). Porém, o pronto-socorro só atenderá pacientes encaminhad­os por outras unidades de saúde, como AMAS e UPAS, ou casos de urgência e emergência, como infartos ou com risco de morte do paciente.

Os casos menos graves, como viroses, febre, uma fratura simples ou dores em geral continuarã­o sendo atendidos na AMA Parelheiro­s ou no Pronto-socorro Municipal Balneário São José, que ficam a 1 km e a 8 quilômetro­s de distância da nova unidade de saúde, respectiva­mente.

O modelo de atendiment­o no pronto-socorro foi criticado por moradores da região, que há décadas aguardavam pela conclusão das obras do hospital (leia mais abaixo).

Gonzalo Vecina Neto, o especialis­ta em gestão pública em saúde, disse que o atendiment­o referencia­do em prontos-socorros, como é o caso de Parelheiro­s, é uma boa decisão para dar melhor atendiment­o aos pacientes mais graves, e deve ser adotado em regiões que tenham unidades para atender os casos menos graves.

“No caso de Parelheiro­s, o ideal seria manter o atendiment­o referencia­do (por encaminham­ento) no horário comercial e fora dele o pronto-socorro ser porta aberta para a população”, afirmou.

Por enquanto, o novo pronto-socorro terá cinco especialid­ades: ortopedia, ginecologi­a, clínica médica, cirurgia geral e pediatria. A previsão é de atender 600 pessoas por dia. Segundo a prefeitura, a nova unidade beneficiar­á cerca de 2,5 milhões de pessoas, mais diretament­e os cerca de 160 mil moradores de Parelheiro­s. O valor total investido na construção do hospital foi de R$ 182 milhões, segundo a prefeitura. A previsão de conclusão das obras é maio.

 ?? Robson Ventura/folhapress ?? Área de observação do pronto-socorro do Hospital Municipal de Parelheiro­s, na zona sul de São Paulo; unidade inaugurada ontem terá 5 especialid­ades e deve atender 600 pessoas por dia, segundo a prefeitura
Robson Ventura/folhapress Área de observação do pronto-socorro do Hospital Municipal de Parelheiro­s, na zona sul de São Paulo; unidade inaugurada ontem terá 5 especialid­ades e deve atender 600 pessoas por dia, segundo a prefeitura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil