Agora

27 parques reabrem, mas visitante deve estar vacinado

Áreas da prefeitura serão reabertas hoje. Vírus da febre amarela ainda circula nesses locais

- (Hanuska Bertoia)

Vinte e sete parques municipais de São Paulo voltam a funcionar hoje, após serem fechados em outubro de 2017 por causa do risco de transmissã­o da febre amarela. Eles ficam nas zonas sul, norte e oeste da capital. Entre os mais conhecidos estão o Anhanguera, o Cidade de Toronto, o Guarapiran­ga e o Severo Gomes (veja quadro).

O parque da Independên­cia, no Ipiranga (zona sul), fechado esta semana, deverá ser aberto em 30 dias.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, sob a gestão João Doria (PSDB), a decisão de reabrir os 27 parques foi tomada após a cidade atingir quase 50% da meta de vacinação contra a doença. Os parques tinham sido fechados após registros de macacos mortos por febre amarela em suas regiões.

A recomendaç­ão da Secretaria Municipal da Saúde, no entanto, é que os frequentad­ores só voltem a essas áreas se estiverem imunizados, pois o vírus continua circulando pelos parques.

A prefeitura afirma que vai colocar faixas de alerta sobre o risco da febre amarela nos parques. Quem ainda não tomou a vacina tem de esperar dez dias após a imunização para voltar a frequentar os parques (leia abaixo).

Casos em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos (Grande SP), sob a gestão Guti (PSB), disse ontem que o Instituto Adolfo Lutz confirmou mais cinco mortes de moradores da cidade por febre amarela silvestre, contraída em região de mata. Quatro pacientes foram infectados na cidade e um, em Mairiporã. Todos eram homens não vacinados que foram para áreas de risco.

A cidade já registrou 22 mortes pela doença e 45 casos confirmado­s. A prefeitura diz que está reforçando a importânci­a da vacinação. Até terça-feira, 865 mil moradores já haviam se imunizado.

 ?? Renato Costa - 22.dez.17/folhapress ??
Renato Costa - 22.dez.17/folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil