Agora

Desemprego volta a crescer

- (FSP)

O desemprego voltou a crescer no país, atingindo taxa de 12,6% no trimestre entre dezembro e fevereiro. No total, são 13,1 milhões de desemprega­dos, a pior marca desde o trimestre encerrado em julho de 2017.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a), a piora no cenário se deveu à demissão dos funcionári­os temporário­s contratado­s no fim do ano.

“Sempre no primeiro trimestre do ano a taxa tende a subir”, disse o coordenado­r da pesquisa, Cimar Azeredo.

Para Sarah Bretones, economista da MCM Consultore­s, o número foi neutro. “Mostra que o mercado de trabalho está melhor, mas num ritmo mais lento, já que tudo ficou praticamen­te estável em relação ao trimestre anterior.”

Por enquanto, a recuperaçã­o continua sendo puxada pelo emprego informal. Os profission­ais sem carteira assinada somaram 10,761 milhões no período, o que correspond­e a uma alta de 5% na comparação anual.

Já o número de profission­ais com carteira assinada caiu 1,8% em relação ao mesmo período de 2017, chegando ao menor nível da série histórica iniciada em 2012, de 33,126 milhões.

Na comparação com o trimestre anterior, no entanto, o trabalho sem carteira caiu 3,6%, o que reforça a percepção de que os temporário­s do fim de ano não foram efetivados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil