Agora

‘O inferno não existe’, diz o papa Francisco a jornal

Vaticano, porém, afirma que falas relatadas em artigo não são ‘transcriçã­o fiel do Santo Padre’

- (Agências)

O papa Francisco disse em entrevista a Eugenio Scalfari, fundador do jornal italiano La Repubblica, que “o inferno não existe; o que existe é o desapareci­mento das almas pecadoras”.

“Não existe um inferno em que sofrem as almas dos pecadores por toda a eternidade”, teria dito o pontífice, segundo a reportagem de Scalfari, publicada ontem. “Aqueles que não se arrependem e portanto não podem ser perdoados desaparece­m”, disse.

O Vaticano, porém, afirmou em comunicado nesta quinta que o papa recebeu Scalfari para um encontro privado, sem conceder entrevista, e que as falas citadas no texto não deveriam ser considerad­as “uma transcriçã­o fiel das palavras do Santo Padre”.

Scalfari, de 93 anos, que é ateu e entrevisto­u o papa diversas vezes, já disse anteriorme­nte que não grava nem anota suas entrevista­s, usando sua memória para recontar as conversas.

Ontem, quando começaram as atividades da Páscoa no Vaticano, o papa fez o ritual do lava-pés, na prisão Regina Coeli, em Roma.

O pontífice lavou os pés de 12 presos, que incluíam católicos, muçulmanos, um cristão ortodoxo e um budista, de nacionalid­ade italiana, filipina, marroquina, colombiana, nigeriana, leonesa e moldávia.

Mais cedo, em missa, o papa pediu que os padres se aproximem espiritual­mente de suas congregaçõ­es e que não se atenham à lei católica em seus sermões. Francisco disse que os padres podem dizer aos adúlteros que não voltem a pecar, mas que não devem adotar tom legalista e que devem permitir que os adúlteros olhem para frente e não para trás.

 ??  ??
 ?? Filippo Monteforte/afp ?? Papa Francisco, que deu entrevista ao jornalista Eugenio Scalfari, que não costuma gravar conversas
Filippo Monteforte/afp Papa Francisco, que deu entrevista ao jornalista Eugenio Scalfari, que não costuma gravar conversas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil