Agora

Rússia expulsa 60 diplomatas americanos

- (Agências)

A Rússia anunciou ontem medidas em retaliação à onda de expulsões de seus diplomatas depois do envenename­nto de um ex-espião russo e de sua filha no Reino Unido. Serguei e Iulia Skripal foram achados inconscien­tes e em estado grave na cidade inglesa de Salisbury no início de março. Autoridade­s do Reino Unido acusaram a Rússia de estar envolvida no atentado. A Rússia nega as acusações britânicas.

Na segunda-feira, 23 países, entre eles os Estados Unidos e diversos países da União Europeia, anunciaram a expulsão de 150 diplomatas russos em solidaried­ade ao Reino Unido.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, disse que seu país expulsaria o mesmo número de diplomatas de cada país em retaliação.

O embaixador dos EUA na Rússia, Jon Huntsman, foi chamado ao ministério das Relações Exteriores, onde foi avisado da decisão do país de expulsar 60 diplomatas americanos, o mesmo número expulso pelos EUA. Em retaliação à decisão americana de fechar o consulado russo em Seattle, os russos decidiram fechar o consulado dos EUA em São Petersburg­o.

Os americanos têm que deixar a Rússia até 5 de abril e o consulado deve fechar até amanhã. Lavrov disse que decisões vinham depois da “pressão brutal” dos EUA e do Reino Unido.

 ?? Yuri Kadobnov/afp ?? O ministro Serguei Lavrov em discurso
Yuri Kadobnov/afp O ministro Serguei Lavrov em discurso
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil