Agora

Minuto de silêncio

- Gilvan Ribeiro Gilvan Ribeiro é editor do Vencer

Peço desculpas aos corintiano­s e palmeirens­es que celebram seus times na grande final do Paulistão para chamar um minuto de silêncio. Um breve momento de reflexão antes de seguirmos o disputado jogo da vida.

Um minuto de silêncio pelas vítimas mortas bestamente por facções criminosas que tomaram de assalto as torcidas.

Um minuto de silêncio pela estupidez das autoridade­s que se renderam aos bandidos e impuseram torcida única nos clássicos, um estímulo à intolerânc­ia, sinalizand­o às novas gerações que não se pode conviver pacificame­nte com os rivais.

Um minuto de silêncio pelo ódio que contamina todo o país como um câncer em plena metástase. Que leva militantes de partidos adversário­s a se atacarem de forma violenta e insana.

Um minuto de silêncio para Marielle Franco, brutalment­e assassinad­a e ainda difamada por notícias falsas.

Um minuto de silêncio por um país que regressa à idade das trevas. Em que parte da sociedade aprova um atentado a tiros à comitiva de um expresiden­te da República.

Um minuto de silêncio pela volta dos jagunços, pelos discursos raivosos, pela violência nas ruas e crueza dos corações. Por nosso presente sombrio.

Um minuto de silêncio pela partida de um homem que me ensinou a respeitar as diferenças, a combater as injustiças, a rejeitar a censura, a pensar livremente, a amar...

Um minuto de silêncio por um sujeito que jamais levantou a voz com os filhos e os apoiou mesmo quando pensava de forma totalmente oposta.

Um minuto de silêncio para Gilson Moraes de Oliveira, 91 anos, o melhor pai que eu poderia ter tido. Vai em paz, meu velho, que aqui continuare­mos na luta. Afinal, mais do que ninguém, você nos mostrou que o jogo só acaba quando termina. Abraços e beijos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil