Agora

Depois de 14 anos, Alckmin entrega trem para Cumbica

Estação Aeroportog­uarulhos, da linha 13-jade da CPTM, será aberta hoje em fase de testes

- (FSP)

A linha 13-jade só tem ligação com a 12-safira, que faz baldeação com a 3-vermelha e a 11-coral

Cronograma de funcioname­nto:

De hoje a 30 de abril: aos sábados e domingos, das 10h às 15h

De 30 de abril a 31 de maio: todos os dias, das 10h às 15h

A partir de 1º de julho: todos os dias, das 4h à meia-noite

Em março de 2002, o então governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) apresentou o traçado da linha de trem que ligaria o centro de São Paulo ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).

O tucano, que à época era pré-candidato à reeleição ao governo, prometia uma viagem com maior rapidez até o aeroporto a partir de 2004. A meta só será cumprida, com 14 anos de atraso, quando Alckmin inaugurar a estação Aeroporto-guarulhos da linha 13-jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos).

A estação —que com os sucessivos atrasos também chegou a ser prometida para a Copa de 2014, no Brasil— será entregue a 75 dias da competição na Rússia.

Assim como em 2002, quando fez o primeiro anúncio, o tucano é pré-candidato, desta vez à Presidênci­a da República —ele deixará o cargo na próxima semana.

Com 12,2 km de extensão e três estações, a nova linha só deve iniciar a operação comercial, diariament­e, das 4h à meia-noite, a partir de julho, quando se encerram os testes. No período de adaptações, a tarifa não será cobrada (leia texto abaixo).

O nome da estação é Aeroporto, mas, na prática, não é exatamente isso. O passageiro com suas malas em mãos terá de atravessar uma passarela e ainda pegar um ônibus gratuito até os terminais.

Administra­do pela concession­ária GRU Airport, o sistema de ônibus foi previsto inicialmen­te como uma alternativ­a até que a concession­ária entregasse um monotrilho que faria essa ligação entre a estação de trem e embarque do aeroporto, projeto abandonado. Segundo o governo, o investimen­to de R$ 2,3 bilhões para a construção da linha 13 veio de fundos europeus e R$ 425 milhões do BNDES.

 ?? Divulgação - 14.mar.2002/assessoria de comunicaçã­o ?? O governador Geraldo Alckmin (PSDB), em 2002, ao apresentar o projeto para o trem do aeroporto
Divulgação - 14.mar.2002/assessoria de comunicaçã­o O governador Geraldo Alckmin (PSDB), em 2002, ao apresentar o projeto para o trem do aeroporto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil