Agora

Um em cada três cariocas já ficou no meio de ttiirottei­io

Pesquisa Datafolha mostra ainda que 92% dos moradores do Rio temem ser vítima de bala perdida

- (FSP)

Pesquisa Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela que nove em cada dez moradores da cidade do Rio têm medo de tiroteio, bala perdida ou de morrer em um assalto, e que um terço esteve no meio de um confronto nos últimos 12 meses.

O estado do Rio está sob intervençã­o federal na segurança pública desde fevereiro, decretada pelo presidente Michel Temer (MDB).

A pesquisa, realizada de 20 a 22 do mês passado, aponta que 73% dos moradores do Rio gostariam de deixar a cidade por causa da violência. E indica exatamente o que os moradores da cidade temem.

Segundo o levantamen­to, ter objetos de valor tomados à força num assalto, morrer assassinad­o, ser vítima de fraude, ter o celular roubado e ter sua casa invadida são situações relatadas por 84% a 89% dos entrevista­dos.

Quando se fala em estar no meio do fogo cruzado, a diferença entre a apreensão e a concretiza­ção desse temor é estreita: 39% acreditam que há muita chance de isso acontecer, enquanto 30% estiveram de fato nessa situação no último ano. Três em cada quatro ainda relatam ter ouvido um tiroteio nesse período.

Morador de favelas ou de outras áreas teme da mesma forma estar em um tiroteio, ser atingido por bala perdida e morrer ou se ferir em um assalto. Entre esses dois grupos, a principal diferença está no temor de ser vítima de violência das polícias, ter um filho preso injustamen­te e ser acusado de algum crime.

O receio de ser vítima de violência da Polícia Militar é o que mais separa moradores de favelas (78% têm medo disso) e de outras regiões do Rio (66%). Os pardos (81%) têm mais medo de ter os filhos presos injustamen­te do que os brancos (67%).

O temor de ser acusado de um crime é outro que é mais comum entre negros e moradores de favelas. Em uma escala de zero a dez —zero é nenhuma chance de acontecer e dez é muita chance— a média citada pela população das favelas é de 4,3 (contra 3,1) e de 3,8 entre os negros (contra 3,1 dos brancos). Se ver no meio do fogo cruzado entre policiais e bandidos Ser vítima ou ter um parente vítima de bala perdida Ser ferido ou morto num assalto Ter objetos de valor tomados à força num assalto Morrer assassinad­o Ser vítima de fraude e perder muito dinheiro Ter o celular furtado ou roubado Ter sua casa invadida ou arrombada Tem medo de ter filhos presos injustamen­te Tem medo de ser vítima de violência pela Polícia Militar Tem medo de ser acusadode um crime

 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil