Agora

Aplicativo sem taxa para taxistas começa a funcionar

No início, serviço criado pela prefeitura não terá cobrança. Passageiro­s terão descontos de até 40%

- Regiane soares

A Prefeitura de São Paulo lançou ontem o Sptaxi, aplicativo que conecta passageiro­s e taxistas da capital. O passageiro terá descontos de até 40% nas corridas e o taxista não pagará, por enquanto, para usar o serviço. A gestão do prefeito João Doria (PSDB) diz que o objetivo é aumentar a competitiv­idade com outros aplicativo­s.

A tecnologia foi trazida da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde já está em funcioname­nto o Taxi.rio.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para celulares com o sistema Android. A gestão Doria disse que ainda trabalha para que o aplicativo funcione no sistema IOS. Mas não disse quando estará disponível.

Ainda não está disponível o pagamento direto pelo aplicativo, como nos outros serviços. O passageiro vai pagar a corrida para o taxista, em dinheiro ou cartão.

O funcioname­nto é semelhante a outros aplicativo­s de transporte. A diferença para o passageiro é que ele poderá escolher quanto de desconto quer na corrida, entre 10% a 40%. Já os taxistas poderão escolher se dão e quanto dão de desconto. Assim, os motoristas que tiverem ativado o desconto solicitado visualizar­ão o pedido e poderão atender a corrida.

Como os táxis podem trafegar pelas faixas e pelos corredores de ônibus, a prefeitura ressalta que as corridas serão mais rápidas.

Já para os taxistas, a vantagem é que eles, por enquanto, não pagarão pelo uso do aplicativo. Em um segundo momento, que a prefeitura não disse quando, eles deverão pagar um valor ainda a ser definido.

O secretário de Mobilidade e Transporte­s, Sérgio Avelleda, disse que esse valor cobrirá apenas os custos do aplicativo, feito pela Prodam (empresa de tecnologia da prefeitura), e que deve ficar em torno de 3% do valor da corrida. Atualmente, empresas de aplicativo de transporte cobram de 15% a 25% do valor da corrida. Segundo Avelleda, cerca de 8.500 taxistas já estão no Sptaxi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil