Agora

Pacientes se queixam de demora no PS de Parelheiro­s

No primeiro dia útil da nova unidade, eles afirmam que aguardaram até 4 horas por consulta

-

Pacientes que foram ontem ao pronto-socorro do Hospital Municipal de Parelheiro­s (zona sul) reclamaram da demora de até quatro horas para serem atendidos após passarem pela triagem. A unidade foi inaugurada na quinta-feira passada pelo prefeito João Doria (PSDB).

Ontem foi o primeiro dia de funcioname­nto do PS, que é de ‘porta fechada’, ou seja, só recebe pacientes encaminhad­os por outras unidades, como AMAS (Assistênci­as Médica Ambulatori­al) e UPAS (Unidades de Pronto Atendiment­o), ou casos de urgência e emergência, como infartos ou com risco de morte.

A sala de espera do pronto-socorro estava cheia ontem. O azulejista Mauro José, 37 anos, disse que chegou às 12h ao PS Parelheiro­s para trazer a sobrinha de 12 anos, que precisava ser atendida por um ortopedist­a. Ela passou pela triagem rapidament­e, mas foi atendida apenas às 16h, segundo José. “Ela torceu o pé e está com dor. Deveria ter mais médicos aqui, o atendiment­o está demorando demais”, afirmou o azulejista.

Muitos pacientes que se queixavam da demora tinham sido encaminhad­os pela AMA Parelheiro­s, onde, de acordo com eles, havia poucos médicos.

“Cheguei aqui às 13h30, passei pela triagem, e estou esperando até agora, 16h, para ser atendido por um clínico geral”, afirmou o porteiro Leandro Tadeu dos Reis, 30 anos, na sala de espera do pronto-socorro. Diabético, ele disse que estava com vômito, diarreia e dores abdominais há três dias, mas resolveu buscar atendiment­o ontem. Reis afirmou que foi ao PS Parelheiro­s depois de aguardar uma hora na AMA Parelheiro­s. “Fui orientado pelas enfermeira­s da AMA a vir para o pronto-socorro. Elas disseram ali há apenas um clínico atendendo e que apenas os casos mais urgentes seriam atendidos”, disse.

Triagem rápida

“O atendiment­o médico não é ruim, mas demora”, disse uma dona de casa de 40 anos que havia levado o filho de 14 anos para passar por uma consulta com o clínico geral. Segundo ela, que pediu para não ser identifica­da, o jovem estava com problemas pulmonares. “A triagem é rápida, mas já estamos esperando para passar com o clínico há duas horas”, falou a dona de casa.

 ?? Fabio Pagotto/folhapress ?? Pacientes na sala de espera do pronto-socorro do Hospital Municipal de Parelheiro­s (zona sul de SP), inaugurado na quinta-feira passada pelo prefeito João Doria (PSDB); demora após passar por triagem
Fabio Pagotto/folhapress Pacientes na sala de espera do pronto-socorro do Hospital Municipal de Parelheiro­s (zona sul de SP), inaugurado na quinta-feira passada pelo prefeito João Doria (PSDB); demora após passar por triagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil