Agora

Apesar da pressão de seus militantes, Lula se entrega

Petista chegou a ser impedido de deixar sindicato no ABC e só ontem à noite voou para Curitiba

- (FSP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se entregou à Polícia Federal às 18h40 de ontem, quase 26 horas depois do prazo dado pelo juiz federal Sergio Moro.

Manifestan­tes impediram por mais de duas horas que Lula deixasse a sede do Sindicato dos Metalúrgic­os do ABC, em São Bernardo do Campo, onde estava desde quinta-feira, quando teve a prisão decretada.

O cronograma previsto era que, após a missa em que discursou num carro de som, ele almoçasse com familiares enquanto a militância se dispersass­e para que sua saída não fosse tumultuada.

Apoiadores, no entanto, ficaram no local. Às 17h, Lula chegou a entrar em um carro, mas foi impedido de sair do sindicato por militantes.

Depois de alguns minutos, o ex-presidente saiu do carro e, abraçado e ouvindo gritos de seu nome, sorriu ao entrar de volta para o sindicato.

Em uma sala da diretoria, Lula aguardou até que dirigentes encontrass­em uma saída. A cúpula do PT e os advogados de Lula temiam que o atraso complicass­e sua situação, inclusive em outros processos.

Prisão

Enquanto militantes ainda estavam em assembleia, às 18h40, Lula deixou o sindicato a pé pelo portão do lado oposto ao que estava o carro de som. Dois cordões de seguranças possibilit­aram que ele caminhasse por uma viela até chegar a viaturas da PF que o aguardavam.

Em bairros nobres de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, entre outras, moradores soltaram foguetório­s e fizeram buzinaços após a prisão.

Sob custódia, Lula foi levado em um comboio de viaturas e chegou à sede da PF na Lapa (zona oeste), às 19h44. Às 20h11, voou de helicópter­o até o aeroporto de Congonhas (zona sul), de onde partiu para Curitiba às 20h46 num avião da PF.

LEIA MAIS

sobre a prisão do ex-presidente Lula nas págs. A4 e A5

 ?? Leonardo Benassatto/reuters ?? Depois de ser impedido de deixar sede do sindicato em um automóvel, ex-presidente Lula encarou a multidão a pé para entrar em um carro da Polícia Federal; petista foi levado até a sede da PF em São Paulo e depois seguiu de helicópter­o para o aeroporto de Congonhas
Leonardo Benassatto/reuters Depois de ser impedido de deixar sede do sindicato em um automóvel, ex-presidente Lula encarou a multidão a pé para entrar em um carro da Polícia Federal; petista foi levado até a sede da PF em São Paulo e depois seguiu de helicópter­o para o aeroporto de Congonhas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil