Agora

Linha do trabalhado­r tem ônibus lotado na madrugada

Com mais de 800 passageiro­s por noite, coletivo faz o trajeto entre Jardim Gaivotas e o Terminal Grajaú

- William cardoso

Trabalhado­res e estudantes cruzam o extremo sul, madrugada adentro, em uma linha noturna que recebe, em média, quase mil passageiro­s em um período de pouco mais de quatro horas. É a N635-11 (Terminal Grajaú-jardim Gaivotas), a única opção para quem precisa voltar para casa muito tarde ou chegar cedo ao serviço em um dos bairros mais populosos da cidade.

A “linha do trabalhado­r” recebe tanta gente que obrigou a Sptrans a reduzir pela metade, de 30 para 15 minutos, o intervalo entre os ônibus. Não por acaso, é a terceira a transporta­r mais passageiro­s entre os 160 itinerário­s noturnos em circulação na capital desde 2015.

“Saio todos os dias dos Jardins [zona oeste] por volta das 23h50 e esse ônibus faz muita diferença. Teria que ter mais linhas como essa”, afirma o atendente de caixa Diego Schueler, 33 anos. “Você pode ver que o pessoal volta exausto para casa”, diz.

De fato, na madrugada da última quinta-feira, os ônibus que partiam do terminal em direção ao bairro saíam lotados de trabalhado­res com rostos cansados. Já os que partiam no sentido contrário tinham pessoas ainda sonolentas rumo ao centro.

Para não chegar atrasado ao serviço na avenida Brigadeiro Faria Lima, em Pinheiros (zona oeste), o encarregad­o de limpeza Reginaldo Matias dos Santos, 59, vai para o ponto ainda antes das 4h. Além do N635-11, ele pega outros dois ônibus para conseguir entrar às 6h. “Sem essa linha iria ficar muito difícil trabalhar. Não teria como chegar ao terminal.”

A linha noturna prova que o transporte fora do horário convencion­al pode mesmo garantir o emprego de muita gente. A chefe de cozinha Lucinete Batista de Vasconcelo­s, 43, sai por volta das 23h30 do serviço, nas proximidad­es da avenida Paulista (região central). Quando chega ao Grajaú, 25 km distante, as linhas convencion­ais já pararam de circular.

“Tem quase um ano que comecei a trabalhar nesse horário e seria impossível sem esse ônibus”, diz.

 ?? Rubens Cavallari/folhapress ?? Passageiro­s lotam ônibus da linha Terminal Grajaú-jardim Gaivotas, na madrugada da última quintafeir­a; linha carrega mais de 800 pessoas por noite e é opção para quem mora no extremo da zona sul
Rubens Cavallari/folhapress Passageiro­s lotam ônibus da linha Terminal Grajaú-jardim Gaivotas, na madrugada da última quintafeir­a; linha carrega mais de 800 pessoas por noite e é opção para quem mora no extremo da zona sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil