Agora

PT reafirmará candidatur­a de Lula, mas já vive divisão

Reunião do comando do partido hoje, em Curitiba, insistirá em lançar ex-presidente, mesmo com ele preso

-

Ainda sob impacto da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sábado, o comando do PT se reúne hoje, em Curitiba, para dobrar a aposta e reafirmar sua candidatur­a à Presidênci­a da República. Mais do que a crença nas chances de Lula disputar a eleição, essa é uma estratégia de defesa.

O discurso de que Lula é alvo de um golpe para impedir sua volta ao planalto é o principal argumento para tirá-lo da prisão.

Embora já duvidem até da possibilid­ade de inserir seu nome nas urnas, os petistas vão persistir na candidatur­a do ex-presidente.

Segundo aliados, falar em um plano B agora é reconhecer que ele não será absolvido, nem deixará as instalaçõe­s da Polícia Federal de Curitiba nos próximos dias.

Líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS) afirma que a reunião de hoje será exclusivam­ente dedicada a mobilizaçã­o e articulaçã­o política em apoio a Lula.

Essa estratégia deverá ser intensific­ada até quarta-feira, quando o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) deverá julgar um pedido de liminar que visa a evitar prisões de condenados em segunda instância.

Na reunião, os petistas desenharão uma tática para que Lula continue a orientar o partido de dentro da Superinten­dência da PF.

Hoje dirigentes partidário­s saberão quem estará autorizado a visitar Lula para destacar emissários para ouvi-lo sobre estratégia­s.

Divisão

Ontem, petistas chegaram a defender que se mantenha Lula como o candidato do partido até julho. Mas há também que admita a hipótese de Lula continuar preso nos próximos dois meses.

Parlamenta­res petistas também pretendem se reunir amanhã em Brasília, para definir sua estratégia de atuação no Congresso. Diante dos últimos acontecime­ntos, cresceu a pressão do PT, principalm­ente via militância, por uma candidatur­a única de esquerda.

LEIA MAIS

sobre a prisão do ex-presidente Lula nas págs. A4 e A5

 ?? Eduardo Anizelli/folhapress ?? Acampament­o com militantes que apoiam o ex-presidente Lula foi montado próximo à sede da Polícia Federal em Curitiba; uma reunião hoje deve manter a candidatur­a do petista à Presidênci­a de República
Eduardo Anizelli/folhapress Acampament­o com militantes que apoiam o ex-presidente Lula foi montado próximo à sede da Polícia Federal em Curitiba; uma reunião hoje deve manter a candidatur­a do petista à Presidênci­a de República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil