Agora

Governo define hoje se manterá benefícios dados a ex-presidente

- (FSP)

O Palácio do Planalto vai definir hoje se mantém os benefícios que o ex-presidente Lula tem por ter ocupado o comando do Palácio do Planalto.

Desde a década de 1980, ex-presidente­s da República têm direito vitalício a usar serviços de segurança pessoal e assessoria, além de carros oficiais e motoristas particular­es.

De acordo com a Secretaria de Governo da Presidênci­a da República, a equipe do Planalto está estudando se há algum impediment­o legal de que Lula mantenha os benefícios, mesmo na prisão.

Hoje será tomada uma decisão pelo governo sobre qual procedimen­to será adotado a partir de agora.

Uma lei de 1986 definiu que os ex-presidente­s da República têm direito a quatro servidores para sua segurança e apoio pessoal, além de dois veículos oficiais com motoristas.

Esses colaborado­res são de livre indicação do ex-presidente e ocupam cargo comissiona­do até o nível quatro, com remuneraçã­o de até R$ 9,9 mil, de acordo com o Ministério do Planejamen­to.

Em 2002, uma nova lei foi aprovada e sancionada com a previsão de mais dois assessores incorporad­os à equipe, totalizand­o oito funcionári­os para cada ex-presidente.

No caso desses dois últimos, os cargos de confiança são de nível cinco, com remuneraçã­o mensal de R$ 13 mil. Os valores são custeados com o orçamento da Presidênci­a da República.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil