Agora

Aposentado que trabalha perde renda

Salário recebido no emprego depois da aposentado­ria pode ser até 80% menor, dizem pesquisado­res

- (FSP)

Os salários dos profission­ais brasileiro­s que se aposentam antes dos 65 anos e continuam trabalhand­o caem entre 30% e 80%, mostra estudo de Fernando de Holanda Barbosa Filho, pesquisado­r do IBRE/FGV, e Bruno Ottoni, também do Ibre e da plataforma Idados.

Segundo os economista­s, o resultado é provavelme­nte explicado por mudanças de emprego ocorridas nessa transição que acarretam uma redução da remuneraçã­o recebida por hora.

“As quedas salariais que encontramo­s são muito expressiva­s para pressupor que o indivíduo está fazendo a mesma coisa”, diz Ottoni.

Essa diminuição na renda do trabalho explica uma parte substancia­l do impacto negativo do que os pesquisado­res chamam de aposentado­rias precoces sobre a economia brasileira.

Outras causas de perdas são a saída definitiva de parte dos profission­ais do mercado de trabalho após a concessão do benefício —que reduzem a produção do país.

Impacto

Pelos cálculos de Ottoni e Barbosa Filho, todos esses fatores tiram entre 0,3% e 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Em 2014, ano estudado pelos economista­s, a perda equivalia a algo entre R$ 17 bilhões e R$ 40 bilhões.

Ou seja, a produção de bens e serviços do país naquele ano teria sido maior em algumas dezenas de bilhões se ninguém tivesse se aposentado antes dos 65 anos propostos como idade mínima pelo projeto de reforma da Previdênci­a elaborado no final de 2015, mas que ficou parado no Congresso devido à falta de apoio à proposta do governo Michel Temer (MDB).

“Somando essa perda ano a ano, vai ficando cada vez mais relevante, e a tendência é aumentar”, afirma Ottoni.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil