Agora

EUA prometem retaliação a ataque químico na Síria

Ao menos 40 pessoas morreram no sábado em Douma e Trump diz que americanos agirão com força

- (Agências)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu ontem que os responsáve­is pelo suposto ataque químico na Síria pagarão um “preço alto”, enquanto Moscou advertia para as consequênc­ias de uma ação dos EUA contra suas tropas naquele país.

Mais de 40 pessoas morreram sábado à noite no “ataque com gás tóxico” em Douma, na região de Ghuta Oriental, que o governo sírio tenta conquistar.

Trump prometeu para “esta noite [ontem] ou pouco depois” o anúncio de sua resposta ao ataque químico, acrescenta­ndo que “todos (os responsáve­is) pagarão”.

“Estamos discutindo sobre o que faremos sobre este horrível ataque que ocorreu próximo a Damasco, mas será respondido com força”, declarou Trump.

“Isso é sobre a humanidade, não se pode permitir que aconteça”, afirmou Trump.

O secretário americano da Defesa, Jim Mattis, apontou o papel da Rússia no ataque e advertiu que, por enquanto, não exclui qualquer opção.

O embaixador russo no Conselho de Segurança da ONU, Vassily Nebenzia, revelou que Moscou já advertiu os Estados Unidos para não colocar em risco as forças russas estacionad­as na Síria.

“O uso da força sob um pretexto mentiroso contra a Síria, onde, a pedido do governo legítimo do país, estão tropas russas, poderá ter graves repercussõ­es”, disse o embaixador russo.

A embaixador­a dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, reforçou que Washington está preparado para retaliar.

“Chegou o momento de o mundo ver que está se fazendo justiça”, disse Haley durante reunião de emergência do Conselho ontem.

O governo de Bashar alassad sempre negou sua responsabi­lidade nos ataques químicos, que lhe são atribuídos desde o início da guerra, em 2011.

 ?? AFP ?? Sírios são retirados de Douma, depois de local ter sido alvo de um ataque, possivelme­nte químico, no sábado; americanos prometem dar uma resposta
AFP Sírios são retirados de Douma, depois de local ter sido alvo de um ataque, possivelme­nte químico, no sábado; americanos prometem dar uma resposta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil