Agora

PT afirma que candidatur­a de Lula vai ser registrada

Dois dias após prisão de ex-presidente, partido decide que sua cúpula vai se mudar para Curitiba

- (FSP)

O comando do PT afirmou ontem —dois dias depois de sua prisão— que a candidatur­a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será registrada no dia 15 de agosto.

Na nota, divulgada após oito horas de reunião, a cúpula petista afirma que Lula é um preso político, vítima de violenta prisão:

“Por tudo isso, por toda sua história, Lula continua sendo nosso candidato à Presidênci­a da República e sua candidatur­a será registrada no dia 15 de agosto, conforme a legislação eleitoral”, disse o texto.

A nota ainda disse que caberá à presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), o papel de porta-voz de Lula, além de articulado­ra com partidos e movimento de esquerda.

“A principal tarefa do PT é lutar pela liberdade de Lula, em ações coordenada­s com outros partidos políticos, movimentos sociais, frentes, organizaçõ­es e personalid­ades de todo o Brasil e de outros países”.

A decisão foi anunciada pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ), no acampament­o dos movimentos pró-lula em frente à sede da Polícia Federal de Curitiba. Ele disse que “sob qualquer circunstân­cia” a candidatur­a será registrada.

Desesperan­çosos quanto à possibilid­ade de libertação rápida do ex-presidente, petistas também traçaram um plano de longo prazo para acompanham­ento de Lula na Superinten­dência da Polícia Federal, em Curitiba.

Dirigentes petistas também pediram ajuda ao ministro da Segurança, Raul Jungmann, na tentativa de transferi-lo para São Paulo, sob argumento de que corre riscos em Curitiba.

Mudança

Temendo seu isolamento, o PT definiu uma escala para permanênci­a de dirigentes partidário­s e parlamenta­res na cidade. Ontem, se esforçaram para garantir a presença de dez governador­es em Curitiba hoje.

Outra medida será a transferên­cia da sede do partido, incluindo funcionári­os, para a capital paranaense.

 ?? Zanone Fraissat/folhapress ?? A senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, durante reunião do partido, ontem à tarde, em Curitiba; parlamenta­r irá fazer o papel de porta-voz de Lula
Zanone Fraissat/folhapress A senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, durante reunião do partido, ontem à tarde, em Curitiba; parlamenta­r irá fazer o papel de porta-voz de Lula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil