Agora

Ovacionado, Moro volta a elogiar ministra do Supremo

Na semana passada, voto de Rosa Weber foi decisivo para juiz decretar a prisão do ex-presidente Lula

- (FSP e UOL)

Ovacionado no Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, ontem, o juiz Sergio Moro fez elogio à ministra Rosa Weber, do Supremo, cujo voto foi determinan­te para garantir a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O juiz afirmou que a negativa do STF (Supremo Tribunal Federal), por 6 a 5, ao habeas corpus pedido pela defesa de Lula, na semana passada, foi “uma decisão muuuito importante. E eu não me refiro aqui ao caso concreto do ex-presidente”.

“A magistrada tem uma postura mais conservado­ra, não fala com a imprensa e no fundo ela está certa e todos os demais estão errados, inclusive eu aqui”, disse, para graça da plateia.

“Mas, o fato, foi um voto em que até a questão de fundo da presunção de inocência foi tocada mais de leve. A ministra apelou para valores extremamen­te importante­s para o Estado de Direito e a ética da magistratu­ra. Você consolidou uma jurisprudê­ncia, você não muda ao sabor do acaso”, declarou Moro, mais uma vez aplaudido.

Adiamento

O ministro Marco Aurélio, do Supremo, atendeu ao pedido do PEN (Partido Ecológico Nacional) e suspendeu por cinco dias a tramitação do processo sobre prisões após condenação em segunda instância que deveria entrar na pauta de hoje.

A liminar foi pedida pelo PEN, na ação de autoria do partido. Mas o presidente da legenda, Adilson Barreto, anunciou que o partido não tem mais interesse no julgamento e apresentou um pedido de adiamento.

A análise da possibilid­ade de prisão após decisão em segunda instância poderia beneficiar, em tese, o expresiden­te Lula.

O ministro Marco Aurélio Mello havia indicado que pretendia levar para julgamento na sessão de hoje.

Barroso, destituiu ontem o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, para atuar em nome do partido. E essa foi uma das justificat­ivas para pedir adiamento.

“Quando a gente entrou com esse processo [em 2016], Lula não era nem condenado”, justificou o presidente do PEN, que disse que não quer ajudar Lula. “Ele é de esquerda e eu sou de direita, nunca votei no PT pra nada.”

 ?? André Feltes/folhapress ?? O juiz Sergio Moro, durante evento realizado ontem em Porto Alegre, onde foi ovacionado; elogios para a ministra que acabou favorecend­o a prisão de Lula
André Feltes/folhapress O juiz Sergio Moro, durante evento realizado ontem em Porto Alegre, onde foi ovacionado; elogios para a ministra que acabou favorecend­o a prisão de Lula
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil