Agora

Roraima vai ao STF para tentar fechar fronteira

Governador­a quer ação temporária para frear entrada de venezuelan­os; Temer se diz contra

- (FSP e UOL)

Com o aumento da entrada de estrangeir­os no país, a governador­a de Roraima, Suely Campos, ingressou ontem com um pedido no STF (Supremo Tribunal Federal) para que seja fechada temporaria­mente a fronteira com a Venezuela.

Ela alega que o ingresso de venezuelan­os sobrecarre­gou o sistema de saúde na capital Boa Vista e aumentou os índices de criminalid­ade. Para ela, o governo federal tem se omitido diante da explosão do fluxo migratório.

Segundo o governo de Roraima, entre 500 e 700 venezuelan­os entram no estado diariament­e.

Em Lima, onde participa da Cúpula das Américas, o presidente Michel Temer afirmou que o fechamento da fronteira está fora de cogitação e falou de esforços do governo federal. rebatendo Campos.

No pedido, a governador­a solicita o fechamento até que sejam reforçados os auxílios do governo federal para controle da fronteira e a implantaçã­o de uma barreira sanitária. Ela cobra ainda da União repasses de recursos para as áreas de saúde e educação, que, segundo ela, estão sobrecarre­gadas.

Segundo Suely, hoje, a maior parte dos imigrantes que chegam a Roraima tem se estabeleci­do em praças e imóveis abandonado­s.

Os venezuelan­os sem ensino superior têm pedido esmola, vendido doces ou lavado para-brisas nos semáforos em Boa Vista.

Na avenida Venezuela, uma das mais movimentad­as da capital estadual, estrangeir­os carregam placas se oferecendo para serviços de pedreiro e pintura.

 ?? Eraldo Peres 10.mar.2018/folhapress ?? Acampament­o de venezuelan­os em Boa Vista; imigrantes ficam em praças da capital de Roraima
Eraldo Peres 10.mar.2018/folhapress Acampament­o de venezuelan­os em Boa Vista; imigrantes ficam em praças da capital de Roraima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil