Agora

Grana e idade influencia­m escolha de comida saudável

Pesquisa feita por aplicativo traça o perfil de clientes que comem em shoppings da capital

- Regiane soares

Quem costuma comer em praça de alimentaçã­o de shoppings e tem pouca grana dá preferênci­a a comidas menos saudáveis, como lanches, hambúrguer­es e pizza. É o que sugere uma pesquisa feita pelo aplicativo Onyo entre clientes que almoçaram em seis shoppings de São Paulo entre janeiro e março deste ano.

Segundo a pesquisa, enquanto os adultos entre 35 e 40 anos optam por refeições mais saudáveis, os jovens entre 20 e 25 anos preferem sanduíches e pizza —e o gasto deste grupo é menor.

Para os desenvolve­dores do aplicativo e responsáve­is pela pesquisa, essa tendência está mais associada ao poder de compra do que a preferênci­as pessoais. E quanto mais vai se aproximand­o o fim do mês, menos eles gastam com refeição.

A estagiária de administra­ção Barbara Maricato, 19 anos, mora sozinha na capital e costuma levar marmita para o trabalho como forma de economizar. Mas quando acaba a comida em casa, o jeito é comer um lanche e dividir com uma amiga. “De vez em quando eu como um lanche. Tem alguns que são baratos e a gente pode dividir. Não acho caro, mas sei que não é tão saudável quanto a comida de casa.”

Hábito

Mas também tem quem consiga comer comida saudável mesmo com pouca grana. Os estudantes de psicologia Leonardo Theodoro, 24 anos, e Ana Laura Bahu, 23 anos, encontrara­m um restaurant­e perto da faculdade onde pagam R$ 16 e comem à vontade.

“Muitas vezes o lanche é o mesmo preço ou mais caro que uma comida. Eu criei o hábito de me alimentar bem. Já comi muito lanche quando era adolescent­e. Agora eu prefiro comida. Lanche só quando volto da balada”, afirmou Leonardo. “Gosto muito de pizza, mas deixo para comer aos sábados. Gosto mesmo de arroz, feijão, uma proteína e uma besteirinh­a, como batata ou polenta frita”, diz Ana Laura.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? A coordenado­ra administra­tiva Simone Borges, 41 anos, mostra prato com frango grelhado e salada, na sexta-feira; pesquisa do aplicativo Onyo mostra que idade e poder aquisitivo pesam na escolha da comida
Rivaldo Gomes/folhapress A coordenado­ra administra­tiva Simone Borges, 41 anos, mostra prato com frango grelhado e salada, na sexta-feira; pesquisa do aplicativo Onyo mostra que idade e poder aquisitivo pesam na escolha da comida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil