Agora

Carreata marca despedida a garoto morto em acidente

Menino de dez anos morreu após van escolar ser atingida por caminhão, em Carapicuíb­a

- Fabio pagotto

Uma carreata de vans escolares, muita emoção e aplausos marcaram o enterro do estudante Ricardo Cleto Faverssani dos Santos, 10 anos, morto anteontem após um caminhão desgoverna­do atingir a van escolar em que ele estava, em Carapicuíb­a (Grande SP). Outras 12 crianças e quatro adultos ficaram feridos. Os estudantes iam para uma escola municipal de Barueri (Grande SP).

O corpo de Ricardo foi enterrado no Cemitério Municipal de Barueri, às 13h30 de ontem. Cerca de 250 pessoas acompanhar­am o funeral, entre familiares, colegas de escola do menino e motoristas e auxiliares de cerca de 80 vans escolares, que fizeram uma carreata até o cemitério. A Prefeitura de Carapicuíb­a decretou luto oficial de três dias.

O caixão de Ricardo foi coberto com uma bandeira do time do coração dele, o Santos. No momento do enterro, houve uma salva de palmas.

A mãe do adolescent­e, a cabeleirei­ra Viviane Faverssani, 40 anos, afirmou no velório que não acredita que a culpa do acidente tenha sido do motorista da van, que de acordo com o que está no boletim de ocorrência feito no 1º DP de Carapicuíb­a, tinha parado o veículo na rua “de forma incorreta, atravessad­a”. “Acredito que ele [Ricardo] estava de cinto. Havia chegado a hora dele”, disse.

A tia do menino, a aposentada Silvana Faverssani, 41 anos, afirmou que a família pretende esperar os laudos da perícia para decidir se entra na Justiça contra os proprietár­ios do caminhão. “Vamos aguardar a conclusão dos laudos. Iremos exigir justiça, se tiver evidência de que houve negligênci­a”, disse. Em depoimento à polícia, o motorista do caminhão disse que o veículo ficou sem freios.

Segundo o presidente do Sindicato de Transporta­dores Escolares de Carapicuíb­a, Adriano César Boato, a carreata foi organizada por redes sociais, como uma homenagem ao estudante. Para ele, o fato de a van estar parada irregularm­ente não responsabi­liza o motorista. “Se ela estivesse parada de outro jeito ou em movimento iria ser atingida pelo caminhão de qualquer maneira”, diz.

Segundo a Polícia Civil de Carapicuíb­a, os dois motoristas devem ser indiciados por homicídio culposo. O caso foi registrado como lesão corporal culposa e homicídio na direção de veículo.

 ?? Aloisio Mauricio/fotoarena/agência O Globo ?? Carreata de peruas escolares a caminho do Cemitério Municipal de Barueri (Grande SP), onde o corpo do garoto foi enterrado; mãe do menino disse acreditar que a culpa do acidente não foi do motorista da van
Aloisio Mauricio/fotoarena/agência O Globo Carreata de peruas escolares a caminho do Cemitério Municipal de Barueri (Grande SP), onde o corpo do garoto foi enterrado; mãe do menino disse acreditar que a culpa do acidente não foi do motorista da van
 ?? Divulgação ??
Divulgação
 ?? Reprodução ?? O estudante Ricardo dos Santos, 10 anos
Reprodução O estudante Ricardo dos Santos, 10 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil