Agora

Pacientes ficam sem pediatra em hospitais na zona leste

Com ausência em São Miguel e no Itaim Paulista, unidades vizinhas têm fila de três horas por médico

- Fabio pagotto

Mães e pais de crianças tiveram dificuldad­es para encontrar atendiment­o pediátrico na zona leste, ontem. Dois dos maiores hospitais da região, o Hospital Municipal Tide Setúbal, sob a gestão Bruno Covas (PSDB), e o Hospital Geral Itaim Paulista, da gestão Márcio França (PSB), não tinham profission­ais dessa especialid­ade. O PS Ermelino Matarazzo e o Hospital Geral de Guaianases tinham espera de até três horas pelo atendiment­o.

No Tide Setúbal, quem chegava com crianças doentes era avisado de que não havia pediatra. “Não conseguimo­s atendiment­o no Guaianases, a fila era enorme, e no Itaim também não tem pediatra. Meu neto de um ano está com suspeita de pneumonia, ele vai morrer”, disse a cuidadora Edileuza Raimundo dos Santos, 46 anos, que tentou levar o neto ao Tide Setúbal.

O ajudante geral Josevaldo dos Santos, 48 anos, também foi ao Tide Setúbal para levar a neta de 4 anos, com problemas respiratór­ios, a um pediatra. Ele tentou em Guaianases, mas não conseguiu. “Pobre não pode ficar doente”, diz Santos.

Segundo um funcionári­o do Tide Setúbal que pediu para não ser identifica­do, o hospital estava sem pediatra desde sexta-feira. “No sábado um pediatra deu plantão no pronto-socorro, mas não cuidou de 38 crianças internadas. Tem criança sem nova prescrição desde sexta-feira. Hoje [domingo] deslocaram um coordenado­r que não é pediatra para fazer a visita às crianças”, afirmou o funcionári­o. A mãe de uma criança internada ali, que pediu anonimato, confirmou as informaçõe­s do funcionári­o.

Ontem no PS Geral do Itaim, um segurança avisava que não havia pediatra, e orientava a ir para o Ermelino Matarazzo ou o Tide Setúbal. No hospital de Guaianases havia pediatra, mas na porta a segurança avisava que a triagem já estava lotada e a espera era de mais de duas horas. Na triagem, funcionári­os aconselhav­am pais a procurarem outro hospital.

 ?? Fabio Pagotto/folhapress ?? O ajudante geral Josevaldo dos Santos, 48, e a cuidadora Edileuza Raimundo dos Santos, 46, buscaram ontem à tarde atendiment­o para seus netos no Hospital Tide Setúbal, em São Miguel Paulista (zona leste)
Fabio Pagotto/folhapress O ajudante geral Josevaldo dos Santos, 48, e a cuidadora Edileuza Raimundo dos Santos, 46, buscaram ontem à tarde atendiment­o para seus netos no Hospital Tide Setúbal, em São Miguel Paulista (zona leste)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil